Cinco cientistas recebem 8,3 milhões de euros para desenvolver investigação em Portugal

Conselho Europeu de Investigação atribui bolsas a 397 cientistas de 45 países no valor de 619 milhões de euros, ao abrigo do Horizonte Europa. Cinco dos cientistas vão desenvolver os projetos de investigação em instituições de I&D, em Portugal.

Cinco cientistas recebem 8,3 milhões de euros para desenvolver investigação em Portugal
Cinco cientistas recebem 8,3 milhões de euros para desenvolver investigação em Portugal. Foto: Rosa Pinto

Cinco projetos de investigação apresentados por cinco investigadores foram selecionados pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) para receberem cerca de 8,3 milhões de euros, no âmbito do Programa Europeu Horizonte Europa. Os projetos vão ser desenvolvidos em instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal.

As subvenções atribuídas no âmbito do concurso ERC Starting Grants ao abrigo do Horizonte Europa para o período de 2021 a 2027, têm um valor médio de financiamento de 1,5 milhões de euros por bolsa e destinam-se a investigadores em início de carreira para que os mesmos possam constituir as equipas de investigação e desenvolver os seus projetos de investigação.

Os investigadores reconhecidos pela ERC para serem desenvolvidos em Portugal são:

Manuel Souto, CICECO-Instituto de Materiais da Universidade de Aveiro, química e materiais.

Sérgio Rosa Domingos, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, química-física e máquinas moleculares.

Susana Soares, LAQV/REQUIMTE da Universidade do Porto, biotecnologia alimentar

Yonatan Gez, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, socio antropologia do desenvolvimento com foco na África Oriental.

Vera Aldeias, Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve, estudo do passado humano e arqueologia.

O Conselho Europeu de Investigação anunciou que foram 397 os investigadores (43% dos investigadores são mulheres) que ganharam bolsas iniciais na sequência do primeiro convite à apresentação de propostas no âmbito do novo programa Horizonte Europa. O investimento total para as bolsas é de 619 milhões de euros.

As propostas selecionadas cobrem todas as disciplinas de investigação que vão das aplicações médicas da inteligência artificial, passando pela ciência do controlo da matéria pelo uso da luz, até a elaboração de um regime jurídico para o marketing de influenciadores justos.

Os investigadores de 45 nacionalidades vão realizar os seus projetos em universidades e centros de investigação de 22 países da União Europeia e em países associados, enquanto os vencedores são nacionais de 45 países.