Cinco jihadistas suspeitos de preparar ataque terrorista presos em Espanha

Polícia espanhola, com apoio da Europol, prendeu, em Barcelona e Madrid, cinco supostos jihadistas suspeitos de estarem a preparar um ataque terrorista. Os jihadistas de nacionalidade argelina preparavam-se para adquirir uma Kalashnikov.

Cinco jihadistas suspeitos de preparar ataque terrorista presos em Espanha
Cinco jihadistas suspeitos de preparar ataque terrorista presos em Espanha. Foto: DR

A Polícia Nacional Espanhola com o apoio do Centro Europeu de Combate ao Terrorismo da Europol prendeu em Barcelona e em Madrid cinco supostos membros de uma célula do Estado Islâmico. Os suspeitos, todos de nacionalidade argelina, estariam a preparar um ataque terrorista, divulgou hoje a Europol.

O comunicado da Europol refere que a polícia atacou os membros da célula terrorista após haver o conhecimento de que estavam a tentar adquirir uma arma Kalashnikov.

Durante a operação da polícia foram apreendidos nas casas dos suspeitos vários cartuchos de munições e várias facas de mato de grande porte.

A operação da polícia designada por “ARBAC” teve início com investigação em dezembro de 2020, depois que a Polícia espanhola ter detetado a entrada em Espanha de um membro do Estado Islâmico. Este membro e dois cúmplices foram presos em Barcelona em janeiro deste ano sob suspeita de preparar um ataque terrorista.

A Europol refere que os investigadores conseguiram ligar os três suspeitos a um indivíduo na Argélia conhecido como “Sheik”, que se acreditava liderar a célula terrorista. O “Sheik” já era conhecido da polícia, dado que tinha sido preso na Turquia em 2016 enquanto tentava ingressar no grupo terrorista do Estado Islâmico. Depois de libertado, o indivíduo percorreu vários países, como a Malásia, Tanzânia e Argélia, onde alegadamente recrutou membros para o Estado Islâmico.

Em março de 2021, ele foi detetado a entrar em Espanha, tendo levado medidas especiais de vigilância que permitiram a identificação em Barcelona de um grupo de jovens argelinos altamente radicalizados ligado ao indivíduo.

Todos os membros do grupo, incluindo “Sheikh”, foram presos após tentarem adquirir uma arma Kalashnikov. As provas apreendidas durante o dia da operação estão agora a ser analisadas para identificar mais pistas de investigação em toda a Europa.