Cinema ao ar livre em Lisboa

Ciclo de cinema ao ar livre ‘Topografias Imaginárias’ decorre em Lisboa nos dias 1 a 3 e de 8 a 10 de setembro, com entrada livre. Há visionamentos comentados sob o tema Lisboa, cidade do Sul.

Cinema ao ar livre em Lisboa
Cinema ao ar livre em Lisboa. Foto: TVEuropa (arquivo)

O ciclo de visionamento comentado ‘Topografias Imaginárias’, organizado pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, realiza-se nos primeiros dois fins-de-semana de setembro, dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10, em seis locais de Lisboa, onde vão ser exibidos onze filmes.

A quarta edição de sessões de cinema ao ar livre é de entrada livre e com transporte gratuito e está integrada no ‘Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017’.

Em comunicado a Câmara Municipal de Lisboa (CML) indica que a edição de 2017 é sob o lema ‘Lisboa, cidade do Sul’, e que vai permitir descobrir os modos pelos quais o cinema reinventa Lisboa. “Cada sessão é uma experiência de visionamento comentado, um exercício de visão e uma revisão de filmes na relação com a cidade, um trabalho sobre o olhar cinematográfico como agente transformador.”

A CML esclarece que cada sessão de cinema ao ar livre vai ser “antecedida por um visionamento comentado. Guiados pelos realizadores dos filmes, nomeadamente José Filipe Costa, Salomé Lamas e Dominga Sottomayor, entre outros, mas também por investigadores, críticos ou historiadores, como Eduardo Victorio Morettin, João Mário Grilo, Tiago Baptista, Olivier Hadouchi, Maria do Carmo Piçarra, Fernando Rosas, Anabela Moutinho, Raquel Henriques da Silva, António Preto, Luísa Veloso, Ana Alcântara, António Roma Torres, Álvaro Domingues, Teresa Castro ou André Cepeda, entre outros.

Durante cada sessão “são vistos e revistos excertos dos filmes projetados, percebendo assim que o olhar é um agente transformador. Estas sessões de visionamento comentado são a preparação da viagem onde é possível imaginar e mapear o Sul que será depois explorado nas sessões de cinema ao ar livre.”

Os filmes que fazem parte do programa são de épocas e latitudes muito diferentes, e indica a CML “são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa que, em contacto com os espaços de projeção, criam uma outra cidade que só pode existir através do cinema.”

Os locais de projeção dos filmes incluem a Ponte Vasco da Gama, o Museu da Carris, a Quinta do Alto, em Alvalade, o Vale Fundão, em Marvila, o Miradouro de Santo Amaro e o Teatro de Carnide.

Do programa fazem parte os filmes: ‘O Descobrimento do Brasil’, de Humberto Mauro, ‘O Caso J.’, de José Filipe Costa, ‘Milagre na Terra Morena’, de Santiago Álvarez, ‘Outro País’, de Sérgio Tréfaut, ‘Zéfiro’, de José Álvaro de Morais, ‘La Ilusión viaja em tranvía’, de Luís Buñuel, ‘Los barcos’, de Dominga Sottomayor, ‘Fuera de quadro’, de Márcio Laranjeira, ‘Mauro em Caiena’, de Leonardo Mouramateus, ‘Où est la jungle?’, de Iván Castiñeras Gallego e ‘El Dorado XXI’, de Salomé Lamas.

Programa Completo do Cinema ao ar livre em Lisboa, ciclo ‘Topografias Imaginárias’