Cinema: O ‘Leopardo’, de Luchino Visconti, no CCB

Il Gattopardo, Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1963, considerado a obra-prima de Luchino Visconti e uma das obras essenciais do cinema europeu, vai estar em exibição no grande auditório do CCB, no dia 18 de março, às 16 horas.

O LEOPARDO, de Luchino Visconti
O LEOPARDO, de Luchino Visconti. Foto: DR

Il Gattopardo, baseado no romance homónimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, foi considerado pelo jornal The Guardian a melhor adaptação de sempre de um romance ao cinema, e um dos 100 filmes essenciais da história do Cinema.

Il Gattopardo é a crónica do desvanecimento de uma família aristrocata siciliana, a família Salina, personificada na figura do Príncipe Don Fabrizio (Burt Lancaster). Após a incursão na Sícilia das tropas revolucionárias de Garibaldi, Don Fabrizio tenta a todo o custo preservar o estatuto da sua família na hierarquia social. Apercebe-se que, para isso, é inevitável fazer concessões e criar alianças com uma burguesia ávida de visibilidade. Assim, aproveitando o interesse do seu sobrinho Tancredi (Alain Delon) por Angelica (Claudia Cardinale), filha de Don Calogero (Paolo Stoppa), autarca de Donnafugata, Don Fabrizio tem a astúcia de incentivar o seu casamento e assim assegurar a sobrevivência do nome e estatuto da família nesta nova era.

Não é em vão que Il Gattopardo é considerado um dos filmes mais marcantes da história do cinema. Em 1963, no ano de estreia, foi o filme mais visto em Itália e esteve 40 semanas em exibição em França. Martin Scorsese, elegendo-o como o seu filme favorito e o melhor filme alguma vez feito, envolveu-se minuciosamente no restauro digital do filme, que após 12 mil horas de trabalho, recupera toda a riqueza de cores e detalhes da deslumbrante obra-prima de Visconti. É esta versão digital – restaurada em 4K e estreada no Festival de Cannes em 2010.

BELÉM CINEMA

Grande Auditório, Grande ecrã, Grandes clássicos

O LEOPARDO, de Luchino Visconti

CCB, 18 de março, às 16h, no Grande Auditório

Elenco: Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon, Serge Reggiani, Mario Girotti

Parceria CCB / Midas Filmes