Cinema, teatro e música na programação do Mural 18 com acesso gratuito

Três espetáculos d’ Este Verão na Fidalga fazem parte da programação do Mural 18 para esta semana. Música (Sogranora), teatro (João e o Pé de Feijão) e uma sessão de curtas-metragens de animação. Todos os espetáculos são gratuitos.

Cinema, teatro e música na programação do Mural 18 com acesso gratuito
Cinema, teatro e música na programação do Mural 18 com acesso gratuito. Foto: © Rosa Pinto

A programação do Mural 18 leva-nos até à Quinta da Fidalga, na Arrentela, com três espetáculos de música, teatro e cinema. Os espetáculos e atividades terão lotação limitada, e decorrerão de acordo com as normas e diretrizes da Direção-Geral da Saúde em vigor.

No dia 21 agosto, às 22h00, Sogranora (música) na Quinta da Fidalga, Arrentela. Sogranora é um projeto musical formado por três músicos do Seixal: Ricardo Sebastião (voz e guitarra), Tomás Andrade (guitarra e teclado) e Vasco Gomes (bateria e percussões). No coração da música da banda está o pop-rock, a música portuguesa, os blues, o indie e o que lhes apetecer. Ao vivo apresentam temas originais, versões próprias de clássicos e covers de temas emblemáticos.

Dia 22 agosto, às 17h00, João e o Pé de Feijão (teatro) na Quinta da Fidalga, Arrentela. Quando João troca a sua vaquinha por feijões mágicos a sua modesta vida com a mãe fica completamente alterada. Encontra um gigante, há sacos de moedas, uma galinha que põe ovos de ouro e uma harpa falante, entre outras surpresas.

O jogo teatral é lúdico e apelativo, sobretudo para os mais pequenos que são transportados para o mundo de João, apelando à imaginação e participação de todos. Adaptação de texto e encenação: Sérgio Moura Afonso. Com Ana Lúcia Magalhães, Rafael Serra, Ricardo Karitsis/Carlos Gonçalves.

Dia 22 agosto, às 21h30, cinema de animação na Quinta da Fidalga, Arrentela. Sessão de curtas de animação é para maiores de seis anos, com uma duração aproximada de 50 minutos. As curtas-metragens abordarão temas relacionados com o respeito pelos outros (racismo, bullying, opressão, etc.).

Os espetáculos têm a organização da Câmara Municipal do Seixal e estão inserido no programa Este Verão na Fidalga, com entrada livre, mas sujeita a reserva obrigatória, através do email bilheteira.cultura@cm-seixal.pt

O Mural 18, que tem uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de Euros – resultante de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020. Está a ser desenvolvida uma vasta programação cultural, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material. A programação, que se estende até novembro de 2021, está a ser materializada num conjunto de eventos em diferentes áreas artísticas, prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizem o património cultural e paisagístico do nosso território.

Esta iniciativa, que acontece numa altura especialmente delicada para todo o setor cultural, resulta da vontade clara da Área Metropolitana de Lisboa e dos seus 18 municípios, de criar uma programação que sublinhe a importância da cultura na vida das comunidades, e que seja uma marca clara de apoio a quem faz da cultura a sua vida e a sua forma de subsistência.