CML ganha Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da Histórica Fonte das Almas

CML foi reconhecida com o Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da “Fonte das Almas” existente no adro da Igreja de Santo Estêvão. O trabalho foi executado pela Unidade da CML de Coordenação Territorial/Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico.

CML ganha Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da Histórica Fonte das Almas
CML ganha Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da Histórica Fonte das Almas. Foto: DR

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi mais uma vez distinguida com o Prémio “SOS Azulejo”, na edição de 2018, pelo trabalho de restauro da conhecida e popular Fonte das Almas, em Alfama. Um trabalho que mereceu a atribuição de uma Menção Honrosa deste prémio – na categoria “Conservação e Restauro – pela intervenção executada pela Unidade de Coordenação Territorial/Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico, da CML.

A distinção reconhece o mérito da ação de salvaguarda e valorização do património azulejar em espaço público, promovida por iniciativa do Município de Lisboa, e que mais uma vez o projecto “SOS Azulejo” assinala.

São já quatro as intervenções da CML a ganharem o Prémio “SOS Azulejo”:

prémio de ‘Boas Práticas’, pela reabilitação do património azulejar da plataforma inferior do Miradouro de Santa Luzia, em 2015;

prémio de “Intervenção de Conservação e Restauro”, pelo restauro dos elementos azulejares do Jardim Júlio de Castilho, em 2017;

prémio de “Intervenção de Conservação e Restauro”, pelo restauro dos elementos azulejares do Miradouro de Santa Luzia, em 2017

Menção Honrosa, de “Boas Práticas” para os trabalhos de conservação e restauro do conjunto de cinco painéis de azulejos figurativos, da autoria e concepção gráfica de Fred Kradolfer, situados nos miradouros de São Pedro de Alcântara, Nossa Senhora do Monte, Monte Agudo e Castelo de São Jorge, em 2017.

Os trabalhos de conservação e restauro realizados pela equipa de conservadores restauradores do Museu do Estuque, permitiram recuperar um valioso património e devolver à cidade de Lisboa, a quem nela vive e a quem a visita, um dos seus mais emblemáticos elementos urbanos.

Os prémios “SOS Azulejos” são uma iniciativa do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), que é um órgão da Escola de Polícia Judiciária (EPJ).