CML homenageia Nuno Teotónio Pereira

Nuno Teotónio Pereira, figura proeminente da arquitetura nacional, é homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e Junta de Freguesia de Alvalade, com lançamento de livro da autoria do homenageado e mural do artista urbano SAMINA.

0
1
Partilhas
CML homenageia Nuno Teotónio Pereira
CML homenageia Nuno Teotónio Pereira. Foto: © DR

No dia em que cumpriria 95 anos, a 30 de janeiro, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira é homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e pela Junta de Freguesia de Alvalade, indica o Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa.

A homenagem inclui a inauguração de um mural e o lançamento do livro Evolução das formas de habitação plurifamiliar na Cidade de Lisboa, um trabalho de investigação realizado pelo arquiteto e por Irene Buarque entre 1978 e 1979 para a Fundação Calouste Gulbenkian, e cujo espólio doaram ao município em 2013.

Nuno Teotónio Pereira, figura proeminente da arquitetura nacional, foi um dos grandes impulsionadores da arquitetura moderna, tendo realizado obras marcantes na cidade de Lisboa, como o edifício na Rua Braamcamp, conhecido por edifício ‘franjinhas’.

O arquiteto foi premiado com alguns dos principais galardões nacionais, como o Prémio Valmor em 1967, 1971, e em 1975, Prémio Gulbenkian, e INH, entre outros. Um defensor da prevalência da função sobre a forma, Teotónio Pereira dedicou-se principalmente à habitação e à renovação dos edifícios religiosos, reflexo da sua postura ativa como católico progressista.

Nuno Teotónio Pereira colaborou com o arquiteto Miguel Jacobetty nos projetos para o Bairro de Alvalade, Bairro onde residia e onde acabou por falecer a 20 de janeiro de 2016, a poucos dias de completar 94 anos.

A Junta de Freguesia de Alvalade homenageia o arquiteto com a realização de um mural da autoria do artista urbano João SAMINA, junto ao Mercado de Alvalade Norte. O mural foi concebido com base numa fotografia do próprio arquiteto, escolhida com o contributo da artista plástica Irene Buarque, sua companheira de vida, que também acompanhou o processo de criação, indica a CML.

Nesta homenagem marca presença o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, às 16h30 na Inauguração do Mural, junto ao Mercado de Alvalade, e às 17h30 no lançamento do Livro Evolução das formas de habitação plurifamiliar na Cidade de Lisboa no Caleidoscópio no jardim do Campo Grande.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz