Cohousing uma solução habitacional em debate no Mira Forum, no Porto

Iniciativa “Retomar a Cidade” apresenta uma mesa redonda dedicada ao cohousing, no Mira Forum, no Porto, dia 22 de outubro, às 18h30. A entrada é livre. O objetivo é apresentar diferentes estratégias de lidar com os desafios do desenvolvimento urbano.

Cohousing uma solução habitacional em debate no Mira Forum, no Porto
Cohousing uma solução habitacional em debate no Mira Forum, no Porto. O arquiteto Josep Maria Montaner, de Barcelona, e a arquiteta Inka Drohn, de Berlim. Foto: DR

O cohousing como solução habitacional é o tema do próximo encontro da iniciativa “Retomar a Cidade” da Fundação Friedrich Ebert e do Goethe-Institut Portugal, que vai decorrer na terça-feira, 22 de outubro, às 18h30 no Mira Forum, uma mesa redonda aberta ao público, e na quarta-feira, 23 de outubro, de manhã na Faculdade de Arquitetura do Porto, uma sessão não aberta ao público, como o objetivo de fomentar o intercâmbio entre atores locais e internacionais da política, administração e sociedade civil.

Cohousing é um conceito que abriga uma série de respostas habitacionais a decorrer por todo o mundo, cuja materialização não está cristalizada e que, por isso, assume diferentes formas. Surgiu pela primeira vez nos anos 1960 e 1970 na Dinamarca e caracteriza-se por uma alternativa ao modelo de habitar tradicional, apresentando um espírito de criar habitação e viver em conjunto.

Projetos de cohousing caracterizam-se por uma série de princípios que têm de ser levados em conta. De forma geral, combinam espaços privados com áreas e serviços comuns, mas na realidade há muitos modelos diferentes, e cada grupo define a comunidade que quer construir.

A iniciativa é organizada pela Fundação Friedrich Ebert, o Goethe-Institut Portugal, o Programa Habitar Porto e o grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (CEAU-FAUP), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, leva a cabo no dia 22 de outubro às 18h30, a mesa-redonda que contará com a presença do arquiteto Josep Maria Montaner, de Barcelona, e da arquiteta Inka Drohn, de Berlim, que vão apresentar exemplos emblemáticos de cohousing, como também ajudar a refletir, juntamente com a Mariana Almeida do Programa Habitar Porto, acerca da materialização e operacionalização de soluções habitacionais adequadas ao contexto português.

A mesa-redonda, de entrada livre, contará com a moderação da jornalista Mariana Correia Pinto. O evento tem tradução simultânea em inglês e português, e as inscrições devem ser feitas em http://bit.ly/pensar-o-comum).

Na manhã de 23 de outubro é realizado o workshop “Pensar o comum: que modelos de habitação em Portugal?”, fechado ao público, para policy makers e outros especialistas, com o intuito de estudar estratégias para a operacionalização destas soluções habitacionais alternativas.