
O conhecimento é uma das melhores armas no combate às doenças, por isso no Dia Mundial do Lupus, 10 de maio, a Unidade de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto (CHP) realiza ação de sensibilização junto da população.
A palestra de sensibilização decorre no Salão Nobre do Hospital de Santo António, no Porto, a que se segue uma largada de balões no Palácio das Sereias, ou Casa Madalena de Canossa.
Carlos Vasconcelos, médico internista e fundador da Unidade de Imunologia Clínica do CHP, referiu: “Aproveitamos este dia para sensibilizar as pessoas e os doentes a envolverem-se mais. Porque quanto mais a população e o doente souber sobre a doença, mais se pode ajudar a si e ao médico.”
A evolução nos conhecimentos científicos rem sido grande nos últimos anos, bem como da informação disponível, passando do tradicional comentário “o sr. doutor é que sabe” para um crescente envolvimento na decisão clínica, a verdade é que é continua grande o desconhecimento sobre a doença. Para Carlos Vasconcelos“ o doente tem o direito, mas tem também o dever de estar bem informado e de ajudar o médico.”
O Lupus é uma doença autoimune, em que o sistema imune, que normalmente protege o nosso corpo, vira-se contra si próprio e ataca o corpo, provocando inflamação e alteração da função do sistema afetado.
Trata-se de uma doença sistémica, ou seja, capaz de afetar muitos órgãos e sistemas diferentes, sobretudo elementos do sexo feminino, que é oito a dez vezes mais afetado, em idades férteis.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta