Combate ao Lupus ganha com doentes informados

No Dia Mundial do Lupus, 10 de maio, a Unidade de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto realiza ação de sensibilização sobre o Lupus junto de doentes e do público em geral. O conhecimento e envolvimento dos doentes é uma arma contra a doença.

Combate ao Lupus ganha com doentes informados
Combate ao Lupus ganha com doentes informados - palestra de sensibilização decorre no Salão Nobre do Hospital de Santo António, no Porto. Foto: Rosa Pinto

O conhecimento é uma das melhores armas no combate às doenças, por isso no Dia Mundial do Lupus, 10 de maio, a Unidade de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto (CHP) realiza ação de sensibilização junto da população.

A palestra de sensibilização decorre no Salão Nobre do Hospital de Santo António, no Porto, a que se segue uma largada de balões no Palácio das Sereias, ou Casa Madalena de Canossa.

Carlos Vasconcelos, médico internista e fundador da Unidade de Imunologia Clínica do CHP, referiu: “Aproveitamos este dia para sensibilizar as pessoas e os doentes a envolverem-se mais. Porque quanto mais a população e o doente souber sobre a doença, mais se pode ajudar a si e ao médico.”

A evolução nos conhecimentos científicos rem sido grande nos últimos anos, bem como da informação disponível, passando do tradicional comentário “o sr. doutor é que sabe” para um crescente envolvimento na decisão clínica, a verdade é que é continua grande o desconhecimento sobre a doença. Para Carlos Vasconcelos“ o doente tem o direito, mas tem também o dever de estar bem informado e de ajudar o médico.”

O Lupus é uma doença autoimune, em que o sistema imune, que normalmente protege o nosso corpo, vira-se contra si próprio e ataca o corpo, provocando inflamação e alteração da função do sistema afetado.

Trata-se de uma doença sistémica, ou seja, capaz de afetar muitos órgãos e sistemas diferentes, sobretudo elementos do sexo feminino, que é oito a dez vezes mais afetado, em idades férteis.