Comic Con Portugal bate recorde de visitantes

Quarta edição do Comic Con Portugal foi visitada por mais de 100 mil pessoas. Considerado o maior evento de Cultura Pop do País permitiu aos visitantes, através de diversas atividades, experiências ‘únicas’.

Comic Con Portugal
Comic Con Portugal. Foto: DR

Depois do êxito verificado, em 2016, do Comic Con Portugal, em que contou com 72.981 visitantes, a edição de 2017 registou um aumento perto de 30 mil, atingindo os 100.748 visitantes.

O evento que decorreu em Matosinhos na Exponor, de 14 a 17 de dezembro, proporcionou, durante quatro dias, um universo ‘único’ de experiências em que participaram 187 convidados, contou com 206 conteúdos e mais de 405 atrações.

O grande festival de Cultura Pop do país através das diversas atividades e conteúdos permitiu viver aos visitantes momentos ‘épicos’.

A música voltou à quarta edição da Comic Con Portugal com o concerto ‘Hollywood in Concert’ proporcionado pelo Canal Hollywood. A magia do cinema chegou a todos os visitantes através das ‘grandiosas’ bandas sonoras tocadas pela Lisbon Film Orchestra, dirigida pelo Maestro Nuno de Sá. Música que transportou cada um dos espectadores para mundos imaginários, e provocou-lhes as mais variadas emoções.

As experiências de realidade virtual da área Gaming e os torneios e desafios de eSports, bem como a Final da Liga Moche LPLOL e a Final do Moche TPGO concentraram muitas das atenções. A presença do Batmobile, o carro original e oficial do filme ’Liga da Justiça’, despertou imensa curiosidade.

De acordo com a organização, um dos locais mais visitados do evento foi o icónico ‘Espaço Oficial Star Wars’ que recebeu a visita de milhares de pessoas durante os quatro dias. Aí os visitantes puderam conhecer a nave ‘T-65 X-WING’, o ‘Imperial Combat Assault Tank’ e viver todo o universo ‘Star Wars’.

O ‘Spotlight powered by Allianz Seguros’ foi outro espaço que proporcionado pela Comic Con Portugal e a Allianz Seguros permitiu aos visitantes “fazer um pequeno painel apresentando obras e trabalhos relacionadas com a temática da Cultura Pop.”

A edição de 2017 contou com diversos ‘talentos’ como: Clark Gregg de ‘Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.’, Dominic Purcell, Edward James Olmos, Kirsten Vangsness de ‘Mentes Criminosas’, Daniela Ruah, Madison Iseman de ‘Jumanji: Bem-vindos à Selva’ e Simon Merrells de ‘Knightfall’, artistas que atraíram o interesse de muitos visitantes.

Muitos outros artistas deram vida à área de banda desenhada e literatura como Giorgio Cavazzano, Pepe Larraz, Rafael Albuquerque, Alberto Jimenez Albuquerque, Nuno Plati, Andrzej Sapkowski e Claire North.

Durante os quatro dias decorreram painéis Q&A, exposições e antestreias de séries como: ‘Colony’ do canal SYFY, ‘The HandMaid’s Tale’ da NOS Play, Knightfall do canal TVSéries e filmes como ‘Jumanji: Bem-Vindo à Selva’ da Sony Pictures e ‘It Comes At Night’ da NOS Audiovisuais.

O painel da série da RTP ‘1986’ com Nuno Markl, as performances da ‘Improvio Armandi’, o painel do canal Cinemundo ‘Todo o Dinheiro do Mundo’ e a ‘Masterclass de Dobragens da Buggin Media’, permitiram experiencias diversificadas aos visitantes.

No Cosplay, a convidada internacional KINPATSU fez sucesso entre o público, bem como o concurso ‘Heróis do Cosplay’ que, a organização do evento diz que “fascinou todos os entusiastas de Cultura Pop.”

A Comic Con Portugal foi vivida por todos os fãs de forma intensa graças a um maior envolvimento da indústria na criação de conteúdos direcionados, proporcionando muitos concursos, desafios, torneios de videojogos e atividades para todas as idades e gostos.