Comissão Europeia quer atrair investigadores de alto nível de todo o mundo

Conselho Europeu de Investigação lança concursos no âmbito do programa Horizonte Europa no montante de 1,9 mil milhões de euros. Apoio a investigadores de alto nível de todo o mundo para trabalharem na Europa e apoio a investigadores com programas em curso.

Comissão Europeia quer atrair investigadores de alto nível de todo o mundo
Comissão Europeia quer atrair investigadores de alto nível de todo o mundo. Foto: © Rosa Pinto

O Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) oferece subvenções a investigadores de alto nível de qualquer parte do mundo para trabalharem na Europa em descobertas científicas e tecnológicas importantes que possam constituir a base de novas indústrias, mercados e inovações sociais do futuro.

A Comissão Europeia apresentou hoje, 22 de fevereiro, o programa de trabalho do Conselho Europeu de Investigação para 2021. É o primeiro programa de trabalho no âmbito do Horizonte Europa, que é o novo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da Europa para 2021-2027. O programa inclui três concursos para a apresentação de propostas para ações de investigação de fronteira, num montante total de 1,9 mil milhões de euros.

Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, esclareceu que o concurso vai permitir “apoiar os investigadores de alto nível e as suas equipas a prosseguirem investigação de fronteira em diferentes fases das suas carreiras. O primeiro convite à apresentação de propostas apoiará jovens investigadores em toda a Europa que estejam a iniciar a sua própria equipa ou programa de investigação independente.”

Primeiros concursos em 2021

De 25 de fevereiro até 8 de abril decorre o primeiro concurso, para subvenções no montante total de 619 milhões de euros, para apoiar investigadores de alto nível de todo o mundo na formação de equipas próprias ou programa de investigação independente, a virem trabalhar e permanecer na Europa.

De 11 de março até 20 de abril decorre o concurso para subvenções no montante de 633 milhões de euros, para os investigadores que consolidam a sua própria equipa ou programa de investigação independente.

De 20 de maio até 31 de agosto decorre o concurso no montante de 626 milhões de euros para Subvenções Avançadas para investigadores experientes.

A Comissão esclareceu que o programa de trabalho do ERC, para 2021, abrange igualmente outras ações e contratos públicos, para permitir que o Conselho Científico desempenhe as suas funções e o seu mandato, incluindo a nomeação de peritos independentes durante a avaliação das propostas e a preparação dos convites à apresentação de propostas, a análise ética e o acompanhamento dos projetos em curso.

Abrange igualmente as obrigações do Conselho Científico de estabelecer a estratégia global do Conselho Europeu de Investigação e de acompanhar a qualidade da execução do programa do ponto de vista científico.

Ao longo de todo o orçamento de longo prazo da União Europeia para 2021 a 2027, o Conselho Europeu de Investigação deverá receber mais de 16 mil milhões de euros do Horizonte Europa, o que representa um aumento de 22% em relação ao programa Horizonte 2020.