Como escolher um monitor para períodos de utilização longos

Numa época em que as profissões exigem cada vez mais tempo em frente de um ecrã, tenha em atenção que estes oferecem especificações diferentes para proteger a saúde. A escolha de um monitor faz parte da defesa da sua saúde. Aqui ficam algumas dicas.

Como escolher um monitor para períodos de utilização longos
Como escolher um monitor para períodos de utilização longos. Foto: Rosa Pinto

Os diversos tipos de monitores existentes atualmente no mercado conseguem dar resposta praticamente a todas as necessidades dos consumidores. Mas há utilizadores que passam muito mais tempo do que é habitual em frente a um ecrã, de entre estes utilizadores encontramos os designers gráficos, os programadores, os especialistas financeiros e os trabalhadores de escritório.

Para além das especificações que os monitores devem possuir para cada uma área de trabalho, dado que, por exemplo, as necessidades para design gráfico não são as mesmas que para um monitor de escritório, existem algumas funcionalidades chave a que todos os monitores de uso intensivo devem possuir, como sejam: relaxar o corpo e a mente, e realizar a realização das tarefas mais rápidas. De acordo com a empresa MMD, que detêm licença da marca Philips, devem ser tidas em conta algumas preocupações quando se pretende adquirir um monitor.

Dores nas costas e no pescoço: Para evitar queixas físicas e garantir um maior conforto durante as várias horas que vai estar à frente do ecrã, antes de comprar o monitor deve procurar funcionalidades ergonómicas que promovam uma boa postura.

  • O suporte deve ser ajustável em altura. Um monitor em que a moldura esteja mais próxima da secretária oferece um maior conforto em termos de leitura, e o facto de a altura poder ser ajustada permite alinhá-lo totalmente com a sua linha de visão.
  • Monitores como o SmartErgoBase da Philips oferece a possibilidade do utilizador pode ajustar a altura, a inclinação e a rotação do monitor e assim garantir o máximo conforto e evitar problemas físicos no final de um dia de trabalho. Permite inclusive que o monitor seja colocado quase totalmente em cima da secretária.

Vista cansada: A fadiga ocular ocorre quando se está durante muito tempo em frente do ecrã, pelo que deve ser reduzidos os efeitos da má luminosidade e das ondas de luz azul potencialmente prejudiciais.

  • A luz azul pode causar danos nos olhos a afetar a visão ao longo do tempo. Tecnologia como a SoftBlue da Philips pode travar a emissão de parte desta luz azul diretamente na fonte. Outra forma é o recurso a software inteligente como o LowBlue Mode da Philips. Os recursos a filtros de vidro não são aconselháveis dado que diminuem a qualidade da imagem.
  • A Tecnologia Flicker-free que regula o brilho e reduz o efeito de cintilação deve ser tida em conta, pois aumenta a fadiga ocular, em especial nos ecrãs com retroiluminação LED.
  • Outra funcionalidade é possuir uma leitura mais confortável com recurso ao modo EasyRead para uma leitura semelhante à do papel.

Confusão de cabos: Os cabos de conexão de imagem e de alimentação são uma dor de cabeça pois limitam o espaço e a operação na secretária.

  • O USB-C está especialmente orientado para utilizadores com dispositivos do tipo ultra-book. De uma forma simples, este transforma o monitor num hub, aproveitando ao máximo a conectividade limitada e os locais de trabalho flexíveis. O USB-C dá acesso aos periféricos ligados ao monitor, e necessita apenas de um único cabo USB SuperSpeed para transmitir vídeo e áudio, e para se ligar à Internet e à Intranet.
  • As configurações com múltiplos monitores aumentam a produtividade e permitem a criação simplificada de ambientes multitarefa. O sistema Daisy Chaining simplifica ao máximo as configurações de sistemas. Nesta configuração, os vários ecrãs são ligados uns aos outros a partir de um único cabo DisplayPort.

Webcams inseguras: As câmaras web são uma forma rápida e simples de nos mantermos em contacto com colegas e parceiros em todo o mundo. Mas são também um risco: cada webcam é uma janela para a sua empresa. Se for atacada por hackers pode ser usada para criar um ponto de acesso não autorizado. As Pop-up webcams oferecem toda a conveniência por uma fração do risco. A câmara web sai de dentro da estrutura do monitor apenas quando é ativada para reuniões, voltando a recolher quando não está a ser utilizada.

Efeitos ecológicos: Cada vez mais pessoas procuram fazer opções ecológicas sempre que adquirem produtos tecnológicos. A compra de monitores com tecnologias amigas do ambiente ajuda a minimizar os níveis de CO2 e de outros efeitos ambientais.

  • O PowerSensor reduz o consumo energético em até 80% e ajuda a baixar as emissões de CO2 ao detetar se está, ou não, em frente ao monitor.
  • O mercúrio é uma das substâncias naturais mais tóxicas que afeta humanos e animais. Escolha um ecrã sem mercúrio, para reduzir o impacto ambiental dos seus dispositivos.

Compare monitores e invista bem, sobretudo na sua saúde, a curto e a longo prazo. Um monitor deve ser avaliado pelas suas caraterísticas ligadas à saúde do utilizador, não coloque o preço em primeiro lugar, se assim o fizer, verá que fez um mau investimento. Descreva e avalie as especificações mais convenientes e depois olhe para o preço.