Como verificar se há percevejos no quarto

Os percevejos são oportunistas no transporte e utilizam as bagagens quando de uma viagem num hotel. Dermatologista explica como identificar se há percevejos no quarto do hotel e na bagagem e como os evitar.

Como verificar se há percevejos no quarto
Como verificar se há percevejos no quarto. Foto: Rosa Pinto

Os percevejos são minúsculos insetos de cor castanho-avermelhada que se alimentam de sangue. Os percevejos são famosos por se infiltrarem em quartos de hotel e nas bagagens para viajarem de quarto em quarto praticamente sem serem detetados.

“Compreender o que procurar ao verificar a presença de percevejos é fundamental”, referiu o dermatologista Danilo Del Campo. “Se conseguir detetar a infestação com antecedência suficiente poderá evitar trazer o problema para casa, o que pode evitar muita frustração. No entanto, esses insetos são minúsculos e isso nem sempre é possível.”

Embora, geralmente as picadas de percevejos não sejam perigosas, eles podem ser trazidos para casa, infesta-la e causar muito desconforto e ansiedade. Se houver percevejos na casa, provavelmente encontrará picadas no corpo. Essas picadas transformam-se, às vezes, em vergões vermelhos ou roxos que são frequentemente encontradas em grupos em ziguezague.

Para encontrar percevejos antes que eles o encontrem, o dermatologista e a American Academy of Dermatology recomendam seguir alguns passos para verificar se há insetos incómodos durante a viagem e quando voltar para casa:

Guarde a bagagem. Ao chegar ao seu alojamento, coloque temporariamente a bagagem numa área com cerâmica, como a casa de banho, enquanto inspeciona o quarto. Há poucos locais para os percevejos se esconderem nas casas de banho, então pode verificar o quarto sem se preocupar.

Verifique os móveis. Os percevejos costumam se esconder em áreas estofadas. Inspecione cuidadosamente sua roupa de cama, colchão, cabeceira e qualquer mobília coberta de tecido para verificar a existência dos seguintes sinais:

  • Manchas de sangue enferrujadas ou avermelhadas.
  • Pequenos pontos pretos que parecem pontos feitos por um marcador – podem ser fezes de percevejos.
  • Ovos de percevejos ovais e esbranquiçados, do tamanho de sementes de maçã.
  • Exoesqueletos de percevejos semelhantes a conchas.
  • Percevejos vivos.

Verifique o quarto. Certifique-se de verificar as costuras do tecido, nas cómodas, atrás de tapeçarias ou papel de parede, nos cantos e entre as almofadas. Se um cartão de crédito cabe numa fenda, um percevejo também cabe.

  • Depois de verificar o quarto, pode trazer a bagagem.
  • Coloque as malas num suporte longe da parede.
  • Se encontrar sinais de percevejos, peça um novo quarto.

Verifique a bagagem ao chegar em casa. Após a viagem, olhe para os pertences antes de desfazer a mala para ter certeza de que nenhum percevejo veio na mala.

  • Use uma lanterna para verificar o conteúdo das malas, incluindo as costuras das roupas – observe atentamente a bagagem para ter certeza de que não há percevejos escondidos dentro dela.
  • Se encontrar sinais de percevejos na bagagem, lave as roupas numa temperatura alta e use um vaporizador manual para limpar a bagagem.

Se notar quaisquer sinais físicos de percevejos no corpo ou apresentar bolhas, uma infeção de pele (mordidas sensíveis ou secreção, como pus) ou uma reação alérgica (pele inchada ou urticária vermelha ou roxa), marque uma consulta para um dermatologista.

Raramente são vistos os percevejos devido ao seu pequeno tamanho, por isso muitas pessoas confundem-se as picadas dos percevejos com as picadas dos mosquitos, pulgas, aranhas ou de doenças comuns da pele, como erupções cutâneas ou varicela.

“Infelizmente, as picadas de percevejos podem ser semelhantes às picadas de outros insetos”, referiu Danilo Del Campo. “Um dermatologista poderá ajudar a determinar a causa das picadas e os sintomas.”