Concerto de Natal do Orfeão de Leiria na Igreja do Convento da Portela

Orfeão de Leiria propõe viagem pelo barroco com “Te Deum” de Marc-Antoine Charpentier, na Igreja do Convento da Portela. O concerto da Orquestra Sinfónica de Leiria é dia 16 de dezembro, às 16h00.

Concerto de Natal do Orfeão de Leiria na Igreja do Convento da Portela
Concerto de Natal do Orfeão de Leiria na Igreja do Convento da Portela. Foto: Rosa Pinto

Orquestra Sinfónica de Leiria, Coro de Câmara e Coro do Orfeão de Leiria numa viagem única pelo período barroco, na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos), às 16h00 de 16 de dezembro. Um presente que o Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) oferece à cidade de Leiria nesta época natalícia.

O Concerto, de entrada gratuita, conta com um repertório inspirado nas mais célebres criações musicais dos séculos XVII e XVIII, de compositores como Georg F. Haendel e Alessandro Scarlatti, culminando no “Te Deum” de Marc-Antoine Charpentier.

As sopranos Daniela Matos e Lara Raínho, o contratenor David Hackston, o tenor André Lacerda e o baixo Miguel Maduro-Dias são os guias desta viagem sob a batuta do maestro Nuno Almeida, que irá dirigir a formação barroca da Orquestra Sinfónica de Leiria.

Com uma aura mágica, o espetáculo recupera a mística dos grandes concertos de Natal de música erudita, percorrendo o período barroco, na sua expressão musical inglesa e italiana, à qual se une o idioma francês num verdadeiro hino de ação de graças à quadra natalícia.

Acácio de Sousa, presidente do OLCA, referiu, citado em comunicado, que “a celebração desta quadra festiva com os concertos de Natal do Orfeão de Leiria já se tornou uma tradição na cidade, que todos os anos junta centenas de espectadores, não só em torno da cultura, mas sobretudo num momento caracterizado pela reunião familiar e pela partilha do espírito natalício, do qual a música é indissociável”.

“O concerto de Natal deste ano oferece uma composição fantástica de música barroca no seu ambiente natural, uma igreja, e traz uma perspetiva diferente face ao concerto de Natal do ano passado, “Um Natal Português”, onde foram apresentadas canções tradicionais portuguesas, especialmente adaptadas para orquestra e coro”, indicou o presidente do OLCA.

Entre os elementos do Coro do Orfeão de Leiria, do Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, ouve-se a flauta bisel, pelo virtuoso flautista João Nuno Rocha, que complementa a orquestra numa versão de grande ensemble, e onde participam no concerto cerca de uma centena de músicos e coralistas. O espetáculo conta ainda em palco com um cravo e um órgão, a cargo do organista João Santos.