Concertos de Natal da Orquestra XXI no norte do país

Orquestra XXI em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte leva a Barcelos, Vila Real e Porto, um ciclo de Concertos de Natal, nos dias 21, 22 e 23 de dezembro. A entrada para os concertos é livre.

Concertos de Natal da Orquestra XXI no norte do país
Concertos de Natal da Orquestra XXI no norte do país. Foto: ©TVEuropa

O Coro e Orquestra XXI estão, pela primeira vez, em digressão nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, com um programa inteiramente preenchido com obras escritas para o Natal.

A digressão pelo norte do país tem a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte. Os Concertos de Natal vão decorrer no Convento de São Salvador de Vilar de Frades, Barcelos, no dia 21 dezembro, às 21h00, na Igreja de São Domingos, Sé de Vila Real, dia 22 dezembro, às 21h00 e na Igreja dos Clérigos, Porto, dia 23 dezembro, às 17h00.

O programa é centrado na Oratória de Natal de J. S. Bach, e desta são apresentadas as duas primeiras cantatas, e também alguns dos Responsórios para o Natal de Duarte Lobo e do Concerto Grosso para a noite de Natal de A. Corelli.

A Orquestra XXI nasceu em 2013, fruto da vontade de reunir o crescente número de músicos portugueses residentes no estrangeiro, para que pudessem partilhar com o seu país de origem as suas experiências e o seu trabalho. Ao longo do tempo a Orquestra XXI tem-se apresentado de Norte a Sul do país sempre com o objetivo de levar concertos a um público o mais diversificado possível, tanto nas grandes cidades como em locais com atividade cultural menos regular, sob a direção do seu maestro fundador Dinis Sousa.

A Orquestra afirmou-se rapidamente “como um dos mais destacados projetos na atualidade musical portuguesa, e conquistou imediatamente o público português e a crítica especializada”, apresentando-se regularmente nas mais prestigiadas salas nacionais, como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém.

Depois da criação do Coro XXI, em 2016, a programação da Orquestra XXI “espelha a flexibilidade dos seus músicos, estendendo-se desde obras como a Paixão Segundo S. João, de Bach, até à estreia de obras de compositores portugueses, passando pelo inquestionável repertório sinfónico de compositores como Beethoven, Brahms ou Tchaikovsky.”

A Orquestra XXI trabalhou com solistas como o pianista Artur Pizarro, o tenor James Gilchrist ou o violetista Jano Lisboa e, recentemente, contou com a colaboração do Coro Gulbenkian na apresentação da oratória de Schumann “Das Paradies und die Peri” para o encerramento dos Dias da Música em Belém.