Concurso de barmen “Mistura Beirão” na Quinta do Meiral, na Lousã

Maior concurso de barmen de Portugal o “Mistura Beirão” decorre no dia 24 de outubro na Quinta do Meiral, na Lousã. O barman vencedor tem viagem garantida aos EUA, ao maior evento do mundo dos bares, o Nightclub & Bar Show de Las Vegas.

“Mistura Beirão” reúne os melhores barmen na Quinta do Meiral, na Lousã
“Mistura Beirão” reúne os melhores barmen na Quinta do Meiral, na Lousã. Foto: DR

O “Mistura Beirão”, considerado o maior concurso de barmen de Portugal, decorre no dia 24 de outubro, Quinta do Meiral, na Lousã. Na conquista do prémio vão estar os 12 finalistas já selecionados entre os mais de 500 candidatos que se apresentaram a um júri com o melhor cocktails com Licor Beirão e/ou Beirão D’Honra.

Os doze barmens a participar no “Mistura Beirão” são oriundos de várias locais do país, e incluem:

Gonçalo Bragança, do The Royal Cocktail Club, no Porto
Hugo Ricardo, do Nogueiras, no Porto
Luís Fonseca, do Pesca, em Lisboa
Gonçalo Guedes, do Machimbombo, em Lisboa
Fábio Madeira, do Bovino, no Algarve
Filipe Sustelo, do Passion, no Algarve
Flávio Prospero, do Mr&Ms Bartender, em Braga
Sérgio Carvalhal, do Avista Bar, em Évora
Pedro Pita, da Tasca de Santana, em Coimbra
Elvis Nunes, do Setra, em Braga
Marlene Guerreiro, do Hotel Melius, em Beja
Helena Pereira, do Classe bar, em Famalicão

O barman vencedor na Lousã, o berço do Licor Beirão, ganha uma viagem ao Nightclub & Bar Show de Las Vegas, nos EUA, que é considerado o maior evento do mundo dos bares.

Para além do prémio principal, o concurso distingue também o autor do cocktail com mais votos nas redes sociais, com um curso de Mixologia de Luca Ciapponi. Outro dos distinguidos é o participante com o cocktail com maior visibilidade em termos de alcance e impacto da promoção do cocktail. Este conquista o direito a acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora de Portugal. O concurso vai também distinguir os barmens que concluíram os desafios do concurso com um kit de barmen Licor Beirão.

“A criatividade e inovação estão no ADN do Licor Beirão. Por isso, procuramos sempre ir mais além e o ‘Mistura Beirão’ é uma consequência dessa aposta”, referiu Daniel Redondo, diretor-geral da J. Carranca Redondo, e acrescentou: “E com resultados que estão à vista. Em pouco tempo, o Mistura Beirão tornou-se o maior concurso de barmen de Portugal.”

A fase final do concurso “Mistura Beirão” realiza-se na Lousã, onde é produzido o Licor mais conhecido e com larga tradição de Portugal. O concurso é também uma festa que começa no dia 23 de outubro, com a receção dos finalistas e uma visita à fábrica do Licor Beirão. João Pessoa, brand ambassador da marca, irá realizar uma masterclass, e Bruno Veiga, vencedor da edição do “Mistura Beirão” de 2018, irá contar um pouco sobre a sua experiência.

Para os finalistas o dia da final vai começar com um passeio de Tuk Tuk, que dará a conhecer os pontos turísticos da Lousã. À tarde, a Quinta do Meiral, um espaço de 12 hectares enquadrados pela Serra da Lousã, onde é produzido o Licor Beirão, recebe a final do concurso.

A qualidade dos 12 finalistas perspetiva um concurso renhido tanto mais que todos têm de usar Licor Beirão ou Beirão D´Honra nos seus cocktails que, se por um lado é facilitador para os concorrentes por outro lado obriga-os a maior sentido inovador.

O concurso termina com a entrega dos prémios aos vencedores no Castelo da Lousã, mas a festa continua, “porque onde há Beirão há motivos para festejar”, haverá ainda uma ‘after party’, também no Castelo da Lousã, com a animação a cargo de “um DJ e de um apresentador que promete muitas gargalhadas”.