Concurso de ingresso na Residência Farmacêutica 2023

Farmacêuticos têm concurso aberto para obterem título de especialista em análises clínicas, farmácia hospitalar ou genética humana. A formação também permite o ingresso nas carreiras farmacêuticas nos estabelecimentos e serviços de saúde.

Concurso de ingresso na Residência Farmacêutica 2023
Concurso de ingresso na Residência Farmacêutica 2023. Foto: Rosa Pinto

O primeiro procedimento concursal de ingresso no programa de Residência Farmacêutica para 2023 está aberto a partir de 16 de agosto de 2022. O programa vai permitir a obtenção do título de especialista na respetiva área de exercício profissional – Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar, Genética Humana.

O programa de Residência Farmacêutica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dá resposta a uma antiga pretensão destes profissionais, e por isso representa um marco histórico para o setor e um importante passo na diferenciação e valorização do papel do farmacêutico no seio do SNS, através da criação de novos rumos para os farmacêuticos que pretendem entrar e desenvolver o seu percurso profissional no meio hospitalar, refere em comunicado o Ministério da Saúde.

Os candidatos ao procedimento concursal, aberto pela Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), irão poder realizar o exame, agendado para dia 29 de setembro, para ocupação de uma das 143 vagas disponíveis para o programa de formação nesta área.

A prova de ingresso na Residência Farmacêutica é pública, anual, de âmbito nacional, e refere o comunicado: “destina-se a garantir o acesso ao programa de formação, integrando valências práticas e técnico-científicas, que capacitam os farmacêuticos para um exercício profissional autónomo e tecnicamente diferenciado”.

A formação terá a duração de quatro anos, com início no primeiro dia útil de 2023, e destina-se quer aos farmacêuticos que pretendam obter o título de especialista nas áreas de análises clínicas, farmácia hospitalar ou genética humana, quer para ingresso nas carreiras farmacêuticas nos estabelecimentos e serviços de saúde.

As candidaturas ao concurso podem ser efetuadas através do portal institucional da ACSS, a partir do dia 16 de agosto, em https://acss.min-saude.pt. Os candidatos têm disponíveis, para consulta, o Regulamento da Prova de Ingresso e as respetivas matérias com diferentes graus de preponderância.