Concurso e conferências para estimular criação de obras de arte digitais

Para estimular a criação artística no domínio digital o Ministério da Cultura, Universidade Nova e a Trojan Horse Was a Unicorn assinam protocolo que envolve um concurso destinado a jovens criadores de obras de arte digitais e três conferências.

Concurso e conferências para estimular criação de obras de arte digitais
Concurso e conferências para estimular criação de obras de arte digitais. Foto: © Rosa Pinto

Ministério da Cultura, Universidade Nova de Lisboa e a Trojan Horse was a Unicorn acabam de estabelecer uma parceria para “estimular a criação artística no domínio digital, dar visibilidade e novas oportunidades a estudantes e jovens artistas, estimulando o interesse e o acesso à formação” na área artística digital.

O protocolo de colaboração, assinado hoje, dia 15 de julho, compreende o desenvolvimento de uma estratégia de estímulo ao dinamismo criativo, incluindo o lançamento do desafio nacional Trojan Horse was a Unicorn destinado a jovens entre os 18 e os 25 anos.

Os candidatos ao desafio devem apresentar uma obra de arte digital, até ao dia 5 de agosto, que depois de avaliados os resultados deverão ser anunciados no início de setembro. O vencedor do desafio terá a possibilidade de estar presente em Malta no THU2019, o evento mundial de entretenimento digital. O desafio inclui ainda prémios para os restantes três melhores trabalhos.

O protocolo compreende para além do concurso, a organização de três conferências a terem lugar em Lisboa, no dia 9 de setembro, na LACS Anjos, no Porto, no dia 11 de setembro, na Casa das Artes, e em Braga, no dia 13 de setembro, no Museu D. Diogo de Sousa.

As conferências são destinadas a jovens criativos da área digital e têm como objetivo debater o mercado do entretenimento digital.