Conferência ecologista, The Ethical Assembly, espaço Gate 67 em Marvila

The Ethical Assembly que tem lugar em Lisboa, de 8 a 10 de novembro, reúne especialistas em torno de questões ambientais e sustentabilidade. A estreia europeia do filme "THE STORY OF PLASTIC" e exposição de Natalia Horinkova estão entre as várias atividades do evento.

Conferência ecologista, The Ethical Assembly, no espaço Gate 67 em Marvila
Conferência ecologista, The Ethical Assembly, no espaço Gate 67 em Marvila. Foto: Natalia Horinkova

The Ethical Assembly, a conferência ecologista, decorre durante três dias, entre 8 e 10 de novembro de 2019, em Lisboa, no espaço Gate 67 em Marvila. Da programação fazem parte um conjunto de conferências, workshops e atividades sobre a emergência climática. Um evento no âmbito da sustentabilidade, em que por cada bilhete vendido é plantada uma árvore em Portugal, em parceria com a Wildlings & Gone West.

Um dos momentos altos do The Ethical Assembly é a estreia europeia do filme “The Story of Plastic“, no dia 9 de novembro, às 12h45 no GATE 67. O filme realizado por Deia Schlosberg, vencedora de dois student Emmys, e filmado em 3 continentes, “The Story of Plastic” é uma exposição fervilhante, revelando a verdade por trás da atual crise global de poluição plástica. Diferente de todos os outros documentários de plástico este filme apresenta uma linha do tempo coesa desde o ponto de extração até o descarte de plástico e destaca soluções e os heróis da rede internacional que trabalham para combater este problema urgente.

No evento participam empreendedoras portuguesas como: Paula Sobral, especialista em microplásticos da FCT Universidade Nova de Lisboa, e que já trabalhou em projetos para organizações como a ONU; Rita Casimiro da MAZE Impact; Ana Milhases, fundadora do Lixo Zero; Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto; Salomé Areias, coordenadora nacional da Fashion Revolution PT; Cátia Curica da Organii; Inês Louro da Sea Forester e Cátia Nunes, biologista na ANP e World Wide Fund.

A programação inclui também conversas, workshops, exibições de filmes, sessões de networking, apresentações de lojas ecológicas, uma troca de roupas e uma festa. O acesso à festa está incluído na compra do bilhete.

Os bilhetes estão à venda através do site The Ethical Assembly e na plataforma Eventbrite, e custam entre 10€ e 35€, sendo que todos os bilhetes dão acesso à programação completa de cada dia, sejam diários ou passes completos.

A The Ethical Assembly

A conferência The Ethical Assembly celebra a sustentabilidade e o impacto social e, reunindo alguns dos nomes mais relevantes da área, pretende promover o debate em torno das questões incontornáveis da atualidade, dando ferramentas concretas aos participantes para que possam fazer a diferença no seu quotidiano.

O grande objetivo da conferência é juntar o público em geral a especialistas em sustentabilidade, cientistas, ativistas climáticos, empreendedores éticos e pioneiros da circularidade para uma reunião épica abordando as preocupações mais prementes que a sociedade enfrenta atualmente.

O evento envolve 30 conferencistas e 15 workshops sobre: mudança climática, proteção ambiental, design circular, economia partilhada, conservação, tecnologia limpa, comércio justo, cadeia de suprimentos éticos e moda consciente.

Atividades também incluídas na The Ethical Assembly:

Sessão de networking com profissionais sobre sustentabilidade & impacto social, e entusiastas de modo de vida ético. Os convidados incluem: Startup Portugal, MAZE, Casa do Impacto, Zero Waste Lab, Fashion Revolution Portugal, Impact Hub Lisbon Community, Wildlings, Circular Economy Portugal, Surfrider Foundation Lisboa, Gone West, With Company, Reflorestar Portugal, ANP WWF & friends.

Workshops “Com A Avó veio trabalhar”, The Loft Atelier, Revolução das Minhocas e outros!

Sessões de visionamento de documentários e curtas-metragens.

Uma incrível loja eco pop-up com marcas que estão a mudar o mundo para melhor.

Um cantinho para livros “verdes” com uma curadoria recheada de obras obrigatórias para todos os ambientalistas.

Showcases de arte que incluem: uma exibição fotográfica que captura o degelo na Gronelândia, de Natalia Horinkova; uma coleção exclusiva de ilustrações, de Lisa Marques e outros.

Uma grande festa no sábado à noite com música ao vivo e DJ sets, apresentada em conjunto com a Garden Collective.

Uma troca de roupa no domingo de manhã, com a ajuda de Trocar-te.

Conferência ecologista, The Ethical Assembly, no espaço Gate 67 em Marvila
Conferência ecologista, The Ethical Assembly, no espaço Gate 67 em Marvila