Conferência sobre o Futuro da Europa no Dia da Europa – em direto

Maioria dos europeus acredita no projeto da União Europeia. No Dia da Europa, no Parlamento Europeu é aberta a Conferência sobre o Futuro da Europa. Os jovens europeus pretendem aumentar a participação e apresentar ideias.

Conferência sobre o Futuro da Europa no Dia da Europa
Conferência sobre o Futuro da Europa no Dia da Europa. Foto: © Rosa Pinto

Dois terços dos europeus, ou seja, 66%, acreditam que o projeto da União Europeia (UE) oferece uma perspetiva de futuro para a juventude europeia. E 65% dos europeus consideram que a UE é um lugar de estabilidade no Mundo.

Uma auscultação aos europeus mostra que oito em cada dez, ou 81%, concorda que a Conferência deve abordar prioritariamente a forma como a UE pode lidar de maneira mais efetiva com crises como o surto do coronavírus.

Mas os europeus mostram que desejam participar na Conferência sobre o Futuro da Europa através de reuniões na sua área local, como debates ou assembleias de cidadãos. E mais de oito em cada dez europeus, ou 83%, concordam que a Conferência deve envolver especificamente os jovens para promover novas ideias.

Dia da Europa

Hoje, 9 de maio, celebra-se o Dia da Europa com a inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa. O evento ocorre em Estrasburgo, no Parlamento Europeu, e inclui discursos de presidente francês Emmanuel Macron, dos presidentes David Sassoli e Ursula von der Leyen, e do Primeiro-ministro António Costa. Uma celebração da Europa que apela à inclusão de todos no debate sobre o futuro da Europa.

A maior parte das atividades de celebração do Dia da Europa decorrem online, e as várias instituições europeias vão abrir as suas “portas virtuais”.