Congresso dos Enfermeiros com apelo à dignificação da profissão

Congresso dos Enfermeiros termina com apelo para que seja devolvida aos enfermeiros a dignidade profissional e a esperança. Progressão na carreira, redução da idade da reforma e aprovação do internato da especialidade são alguns dos apelos e reivindicações.

Congresso dos Enfermeiros com apelo à dignificação da profissão
Congresso dos Enfermeiros com apelo à dignificação da profissão. Foto: DR

Não deixar que as infraestruturas de saúde se degradem e garantir que os profissionais tenham ao seu dispor todos os meios para cuidar de quem precisa de ser cuidado podem ser duas das conclusões do VI Congresso dos Enfermeiros que se realizou em Braga, de 5 a 7 de maio de 2022.

Na sessão de encerramento do Congresso, que reuniu mais de 1500 profissionais de enfermagem, com o tema “Todos pela Saúde”, Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, referiu que durante o evento “ficou claro que estamos prontos para estabelecer compromissos que nos permitam avançar no caminho da valorização profissional, mas também já não há dúvidas de que grande parte do futuro da Saúde em Portugal depende da forma como o sistema for capaz de responder aos anseios dos enfermeiros e ao aumento das suas competências”.

A bastonária reforçou que “é preciso garantir que não deixamos degradar as infraestruturas e que os profissionais têm ao seu dispor todos os meios para cuidar de quem precisa de ser cuidado”, e acrescentou que, mesmo em tempos particularmente difíceis, “temos o dever de tentar encontrar um caminho conjunto que termine com algumas injustiças e ajude a devolver aos enfermeiros a dignidade profissional e a esperança que foram perdendo”.

Para a bastonária dos enfermeiros, a dignificação da profissão pode começar através de passos como: a devolução dos pontos para a progressão na carreira; a redução da idade da reforma; o reconhecimento da enfermagem como profissão de risco e desgaste rápido; a aprovação do internato da especialidade “porque os cuidados especializados são um investimento, não são nenhum custo.

“Os cuidados especializados permitem, por exemplo, poupanças anuais de cerca de 65 milhões de euros só na redução da taxa de infeções hospitalares, mas também no número de dias de internamento e na taxa de reinternamentos”, explicou Ana Rita Cavaco, e concluiu: “Estas são questões fundamentais para quem tem como competência zelar pela dignidade da profissão, e é por isso que a Ordem está disponível para ajudar a aproximar Sindicatos e Governo, derrubar barreiras e contribuir para que se comece um tempo novo na Saúde em Portugal”.

Na sessão de encerramento do VI Congresso dos Enfermeiros, no Altice Forum Braga, marcou presença António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e foi visualizada uma mensagem vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No encerramento do Congresso foram ainda atribuídos os Prémios Valor e Excelência, que distinguiram personalidades de diversos setores da sociedade que contribuíram para a promoção dos trabalhos dos profissionais de enfermagem, nomeadamente: António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde; Graça Freitas, diretora-geral da Saúde; Alexandre Fonseca, co-CEO Global da Altice; Vítor Serpa, Director do Jornal “A Bola”; Enf.ª Maria Virgínia Azevedo; Enf.º Tiago Rocha; Enf.º Malam Turé; Enf.º Wilson Abreu; Enf.º Fernando Macedo; Enf.ª Idália Valério; Enf.º Mário Gomes; Enf.ª Ana Lúcia João; Enf.ª Merícia Bettencourt; Enf. José Sousa da Associação Bisturi Humanitário; a Equipa de Enfermagem do Serviço de Urgência do Hospital de Santo André – CH de Leiria, EPE; e a Equipa de enfermeiros gestores das Instituições do Sistema Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores.

Durante o Congresso foram promovidos consultórios em áreas complementares (felicidade, bem-estar, autoestima, entre outros) e foram apresentados mais de 200 trabalhos científicos, entre pósteres e comunicações orais.