Conselho Europeu discute plano para Rearmar a Europa e fortalecer militarmente a Ucrânia

Conselho Europeu discute plano para Rearmar a Europa e fortalecer militarmente a Ucrânia
Conselho Europeu discute plano para Rearmar a Europa e fortalecer militarmente a Ucrânia. Foto: © UE

O Conselho Europeu reúne extraordinariamente em Bruxelas, hoje, dia 6 de março de 2025, para discutir apoio à Ucrânia, num contexto de guerra com a Rússia. Para a reunião foi convidado o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

No início da reunião extraordinária do Conselho o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, referiu que “este é um momento decisivo para a Europa. E é também um momento decisivo para a Ucrânia, como parte da nossa família europeia. A Europa enfrenta um perigo claro e presente. E, por isso, a Europa tem de ser capaz de se proteger, de se defender, tal como temos de colocar a Ucrânia numa posição de se proteger e de lutar por uma paz duradoura e justa.”

António Costa acrescentou: “Queremos a paz através da força. E é por esta razão que apresento hoje aos líderes o plano Rearmar a Europa (ReArm Europe)”. Um plano que “prevê até 800 mil milhões de euros para investimentos em defesa”, e para isso “dá aos Estados-Membros espaço fiscal para investir na defesa.”

O plano ReArm Europe “dá aos Estados-Membros a possibilidade de investir na indústria de defesa ucraniana ou de adquirir capacidades militares que vão imediatamente para a Ucrânia.”

E para o Presidente do Conselho Europeu “é benéfico rearmar a Europa – rearmar a União Europeia, mas também armar a Ucrânia na sua luta existencial pela sua soberania e integridade territorial.”