Conselho Europeu empenhado num apoio total à Ucrânia

Conselho Europeu empenhado num apoio total à Ucrânia
Conselho Europeu empenhado num apoio total à Ucrânia. Foto: © UE

Conselho Europeu declara que a União Europeia está determinada a continuar a prestar à Ucrânia e à sua população todo o apoio político, financeiro, económico, humanitário, militar e diplomático necessário durante todo o tempo que for preciso e com a intensidade que for necessária.

Um apoio para o qual convida os aliados e parceiros de todo o mundo para se juntarem à União Europeia no apoio ao esforço de Guerra da Ucrânia.

Para o Conselho Europeu “a Ucrânia necessita urgentemente de sistemas de defesa aérea, munições e mísseis”, e que o momento é “crítico”, por isso “a União Europeia e os Estados-Membros irão acelerar e intensificar a prestação de toda a assistência militar necessária”.

A iniciativa lançada pela Chéquia para a aquisição urgente de munições para a Ucrânia, que permitirão cumprir rapidamente o compromisso da UE de fornecer à Ucrânia um milhão de munições de artilharia, tem o apoio do Conselho Europeu.

O Conselho Europeu também analisou os progressos realizados no sentido de canalizar as receitas extraordinárias provenientes dos ativos imobilizados da Rússia para financiar o apoio militar à Ucrânia.