Conselhos para proteger a pele dos raios nocivos do sol

Cancro da pele causado por raios solares é um dos cancros que mais pode ser evitável. Especialista em cancro da pele aponta alguns conselhos para ter em conta, sobretudo no período de verão.

Conselhos para proteger a pele dos raios nocivos do sol
Conselhos para proteger a pele dos raios nocivos do sol. Foto: DR

Com uma maior permanência em atividades ao ar livre durante o verão, a pele está mais sujeita aos efeitos nocivos do sol. Um especialista em cancro do Southwestern Medical Center da University of Texas, EUA, lembra que a pele deve ser protegida de potenciais danos causados ​​pelo sol.

O cancro da pele é causado principalmente pela radiação ultravioleta do sol. Embora seja um cancro comum, também é um cancro que é mais evitáveis ​​.

“A superexposição à radiação ultravioleta é o fator de risco mais evitável para o cancro da pele, mas as taxas de incidência do cancro da pele continuam a aumentar”, referiu Rohit Sharma, professor associado de cirurgia na University of Texas, especializado em melanoma, sarcoma de tecidos moles e outros cancros da pele complexos. O especialista também é membro do Harold C. Simmons Comprehensive Cancer Center.

Uma percentagem muito significativa de pessoas até aos 70 anos terá cancro da pele, e pessoas com pele clara, bem como as com cabelos naturalmente loiros ou ruivos, correm maior risco de vir a sofrer de cancro da pele. As pessoas que usam cabines de bronzeamento ou passam muito tempo expostas ao sol, sem proteção, também têm maior probabilidade de desenvolver cancro da pele.

Conselhos do especialista para uma proteção da pele:

1.Aplicar generosamente protetor solar em toda a pele exposta todos os dias usando um filtro solar de amplo espectro que proteja contra os raios UVA e UVB e tenha FPS de pelo menos 30.

2.Usar protetor solar suficiente para proteção adequada. A pele deve estar razoavelmente saturada para garantir a cobertura – normalmente um copo cheio de loção.

3.Verificar um bom perfil de resistência à água do protetor solar. Ao fazer exercício ou nadar, observar o prazo para reaplicação. No mínimo, reaplicar a cada duas horas, mesmo em dias nublados. Com loções e sprays.

4.Evitar bronzear-se ao ar livre ou usar cabines de bronzeamento (solares) em ambientes fechados. A luz ultravioleta das cabines de bronzeamento e do sol causa danos como cancro da pele e rugas. Em vez disso, use um produto autobronzeador sem sol.

5.Usar roupas de proteção, incluindo mangas compridas, óculos de sol e um chapéu de abas largas que proteja o rosto, as orelhas e o pescoço quando estiver ao ar livre.

6.Verificar se os medicamentos que toma possuem tenham sensibilidade extra aos raios solares.

7.Procurar sombra e ter em conta que os raios solares são mais fortes entre as 10h00 e as 16h00.