Consórcio regional ganha projeto de sistemas de energia do Horizonte 2020

Consórcio regional vai desenvolver projeto de sistemas de energia para Ilhas Inteligentes no valor de 2,447 milhões de euros. O projeto vai ser financiado diretamente pelo programa de investigação do Horizonte 2020.

Consórcio regional ganha projeto de sistemas de energia do Horizonte 2020
Consórcio regional ganha projeto de sistemas de energia do Horizonte 2020

O consórcio regional do projeto SMILE (SMart IsLand Energy systems) é constituído pela Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) e pela startup PRSMA.

Para além da Madeira o projeto SMILE envolve ainda mais duas ilhas europeias, a Orkneys na Escócia e a Samsø na Dinamarca. Nestas ilhas vão ser demonstradas novas tecnologias de redes elétricas inteligentes que podem entrar no mercado a curto prazo.

Todo o consórcio do projeto SMILE envolve 19 parceiros de 6 países e tem um orçamento global de 14 milhões de euros para os quatro anos do projeto.

As soluções tecnológicas em redes elétricas inteligentes envolvem, entre outras tecnologias, a integração de baterias, aquecimento, acumulação de energia hídrica, veículos elétricos, armazenamento de energia em barcos e tarifas dinâmicas.

Na Madeira o projeto piloto terá ênfase particular na integração de microprodução de energia elétrica, mas as tecnologias serão aplicadas em pilotos reais nas três ilhas, antecipando o seu impacto e entrada no mercado através do envolvimento direto dos cidadãos.

Na Madeira a liderança científica fica a cargo do M-ITI que será responsável pela análise dos dados gerados a partir de inovadores contadores inteligentes (smart-meters), bem como das reações dos utilizadores.

A tecnologia de contagem de energia será fornecida pela empresa PRSMA, startup do M-ITI, empresa que recebeu recentemente um financiamento do Instrumento PME do Horizonte 2020, e esteve presente no Web Summit.

A EEM fica responsável pela integração das tecnologias na rede elétrica, bem como todo o apoio técnico relacionado com as tecnologias de gestão da rede. Por outro lado a ACIF fica responsável pela agregação da informação produzida a nível regional bem como pelo impacto no setor empresarial.