Convento dos Capuchos em Sintra e Projeto Museu na Aldeia vencem Prémios Europa Nostra 2022

Portugal vence Prémios Europa Nostra 2022 na categoria de Conservação e Adaptação a Novos Usos, com Convento dos Capuchos em Sintra, e na categoria Envolvimento e Consciencialização dos Cidadãos, com Projeto Museu na Aldeia.

Convento dos Capuchos em Sintra e Projeto Museu na Aldeia vencem Prémios Europa Nostra 2022
Convento dos Capuchos em Sintra e Projeto Museu na Aldeia vencem Prémios Europa Nostra 2022. Foto: Europa Nostra

A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, já anunciaram os vencedores da edição de 2022 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Este ano, que marca o 20º aniversário dos prémios Europa Nostra, que são considerados os mais prestigiados da Europa no domínio do património, houve 30 realizações exemplares de 18 países europeus premiadas.

Entre os vencedores de 2022 estão o Convento dos Capuchos em Sintra, na categoria Conservação e adaptação a novos usos, e o projeto Museu na Aldeia, que envolve 13 museus e 13 aldeias de Portugal, na categoria Envolvimento e consciencialização dos cidadãos.

A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 26 de setembro na recém-restaurada Ópera Estatal de Praga, na República Checa, e contará com a participação de Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e de Hermann Parzinger, presidente executivo da Europa Nostra.