Conversas entre escritores e leitores em Matosinhos

Plano Municipal de Leitura de Matosinhos vai continuar, em 2019, a promover e a disseminar os hábitos de leitura, e todos os meses há conversas entre escritores e leitores na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. No dia 20 de abril é a poesia que vai ao Mercado.

Conversas entre escritores e leitores em Matosinhos
Conversas entre escritores e leitores em Matosinhos. Foto: DR

Dia 20 de abril, pelas 10h00, a poesia vai ao Mercado Municipal de Matosinhos, e vai procurar sobressaltar os clientes e os vendedores do espaço comercial. A iniciativa está integrada no Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, e neste caso é evocada “Esta é a madrugada que eu esperava/ o dia inicial inteiro e limpo”, de Sophia de Mello Breyner.

Os declamadores João Rios, Isaque Ferreira, Rui Spranger e Renato Filipe Cardoso vão estar nesta “sessão da Poesia Maldita especialmente dedicada ao espírito da revolução de 25 de abril de 1974 e ao vendaval de poesia que, no dizer de Sophia, tomou as ruas e o país.”

O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos segue Sophia de Mello Breyner e inicia este mês uma nova série de encontros mensais com autores, para conversas que vão decorrer na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

O primeiro dos encontros com autores na cidade vai ter lugar no dia 24 de abril, e tem como convidada Isabel Rio Novo, que acaba de publicar “O Poço e a Estrada”, uma biografia de Agustina Bessa-Luís. As sessões seguintes, com início marcado para as 18h30, vão contar com a participação de Nuno Camarneiro, dia 31 de maio, Álvaro Laborinho Lúcio, a 27 de junho, Daniel Jonas, em 25 de julho, João Tordo, a 26 de setembro, Fernando Pinto do Amaral, em 31 de outubro e José Luís Peixoto, a 28 de novembro.

A participação nas conversas é gratuita, estando apenas condicionada à inscrição online em https://forms.gle/LkpszBvHSBEUAHBn7.

O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, criado em 2015, foi concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, constituindo uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura.

A iniciativa integra um vasto conjunto de iniciativas, como encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.

Desde março está também em curso uma comunidade de leitura orientada pelo escritor Miguel Miranda. Estão ainda previstas sessões dedicadas aos livros “Autismo”, de Valério Romão, “O Mal de Montano”, de Enrique Vila-Matas, “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, e “Na Memória dos Rouxinóis”, de Filipa Martins. As inscrições podem ser feitas online em https://goo.gl/forms/Z1C73ncFNX95j8hO2.