Corredor marítimo de ajuda a Gaza e solução de dois Estados – Ursula von der Leyen no Egito

Ursula von der Leyen agradece ao Egito a abertura da posto de Rafah com Gaza para entrega da ajuda humanitária. No Egito, referiu a proposta do Chipre de criação de um corredor marítimo de ajuda a Gaza, e defendeu a solução de dois Estados.

Corredor marítimo de ajuda a Gaza e solução de dois Estados - Ursula von der Leyen no Egito. Foto: © UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em declaração aos jornalistas no aeroporto de El Arish, no Egito, agradeceu às autoridades egípcias “por garantirem o acesso humanitário de e para Gaza através de Rafah, e por criarem rapidamente o centro de El Arish para armazenar abastecimentos vitais”.

Ursula von der Leyen lembrou que a União Europeia é “o maior doador ao povo palestiniano e um dos principais e mais fiáveis ​​doadores à UNRWA (United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees in the Near East)”, e acrescentou: “No último mês, quadruplicámos a nossa ajuda humanitária para mais de 100 milhões de euros. Além disso, os nossos Estados-Membros disponibilizaram 260 milhões de euros. Organizamos uma operação de ponte aérea humanitária. Que está a levar suprimentos vitais para El Arish para o povo de Gaza. Concluímos hoje 15 voos até agora. E estamos organizando cada vez mais voos todos os dias.”

Sobre a proposta do Chipre da criação de um corredor marítimo para levar ajuda a Gaza, Ursula von der Leyen referiu que está “em contacto estreito com as autoridades cipriotas para as apoiar na definição dos parâmetros logísticos desse corredor”.

A Presidente da Comissão Europeia reforçou novamente a necessidade de se deve pensar “sobre como poderá ser o dia seguinte e como os israelitas e os palestinianos podem recuperar a esperança e ter uma perspetiva. Para isso, precisam de um horizonte político. E este horizonte é a solução de dois Estados. É claro que isto requer um acordo entre Israelitas e Palestinianos. Mas a União Europeia está pronta para apoiar este processo quando chegar a hora, em estreita cooperação com os nossos amigos e parceiros.”