A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem desenvolvido uma intensa atividade diária, no âmbito da ativação do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil para responder à crise de saúde pública originada pela pandemia COVID-19, indicou o Ministério da Administração Interna (MAI).
O MAI indicou que foram acionadas várias medidas através de um esforço conjunto e solidário de otimização de recursos, competências e capacidades das forças, serviços e entidades aos vários níveis da administração do território e pelas diferentes áreas públicas no âmbito do atual situação pandémica por COCID-19.
Tendas de apoio para Serviços Prisionais
Entre os dias 26 e 28 de março, a ANEPC, através Força Especial de Proteção Civil (FEPC), e em estreita articulação com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), cedeu um total de 20 tendas a estabelecimentos prisionais, das quais 9 foram já montadas, permitindo uma maior capacidade de gestão e segurança dos mesmos.
Equipamento de proteção distribuído aos Bombeiros
No dia 31 de março, a Brigada de Apoio Logístico da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) concluiu a distribuição de 30 mil máscaras FFP2 pelos 18 Comandos Distritais, reforçando os equipamentos de proteção individual dos Corpos de Bombeiros e dos seus operacionais, os quais contactam diariamente com pessoas doentes e em ambientes de risco acrescido.
Tendas para acolher e triagem de pacientes
Em articulação com as Autoridades de Saúde e com as autoridades políticas locais foram instaladas 2 tendas no distrito da Guarda, aumentando assim a capacidade de acolhimento e triagem dos doentes COVID-19. Foram igualmente mobilizadas 2 tendas para a região do Algarve, aumentado a capacidade das urgências dos hospitais de Faro e Portimão na receção de infetados.
Apoio a lares
Por todo o país, os diferentes Agentes de Proteção Civil e os Municípios têm vindo a desenvolver uma intensa atividade de mobilização de recursos e valências, destacando-se as vertentes da sustentação logística, do apoio às populações e a operacionalização de soluções alternativas para o apoio a lares e outros estabelecimentos similares, em articulação com a Segurança Social.
Neste âmbito, importa ainda referir que estão já operacionalizadas 433 zonas de apoio com uma capacidade total de aproximadamente 28.000 pessoas, e identificados 242 locais de apoio para a evacuação de lares e outros estabelecimentos com uma capacidade total de aproximadamente 7.000 utentes.
Distribuição de mascaras a Forças de Segurança
De sublinhar que os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC concentram, igualmente, a sua atenção na preparação e organização de postos de comando que operacionalizam os Planos de Emergência de Proteção Civil distritais acionados, respondendo a situações atuais e futuras de maior exigência do sistema de proteção civil.
Ainda no âmbito do reforço dos equipamentos de proteção individual (EPI), a ANEPC, em articulação com as autoridades de saúde, garantirá durante a tarde de hoje a distribuição do segundo reforço de equipamentos pelas forças e serviços de segurança, num total de 122.000 novas máscaras cirúrgicas Tipo II.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta