COVID-19: Torres Vedras pede ajuda médica internacional

O Hospital de Torres Vedras, numa situação difícil, a lutar com um número crescente de casos de COVID-19, leva o presidente da Câmara Municipal a pedir ao Ministro dos Negócios Estrangeiros para ativar a ajuda médica internacional, para reforço de profissionais de saúde

COVID-19: Torres Vedras pede ajuda médica internacional
COVID-19: Torres Vedras pede ajuda médica internacional. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, solicitou, hoje, 26 de janeiro, ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para ser ativado um pedido de ajuda internacional de reforço de profissionais de saúde para o Hospital de Torres Vedras para tratamento de doentes COVID-19.

Com os hospitais de todo o país em difícil situação, devido ao número de doentes com COVID-19, o Hospital de Torres Vedras tem vindo a lutar face um excesso de doentes em que as alternativas, nos restantes hospitais da região de Lisboa e no país, já parecem estar esgotadas.

Presidente do Município em cooperação com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, no momento em parece não haver soluções para o crescente número de doentes com COVID-19 a recorrer ao Hospital de Torres Vedras pede um reforço de cinco médicos e dez enfermeiros.

A Câmara Municipal de Torres Vedras indicou a disponibilidade para assegurar a estes profissionais de saúde, o transporte, a alimentação, a estadia e a remuneração por um período de 15 dias, de forma a fazer face a uma situação que considera “potencialmente catastrófica”.

A autarquia de Torres Vedras indicou que o concelho registava, a 24 de janeiro, 1.364 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, e o surto de COVID-19 associado ao Hospital de Torres Vedras apresentava, na mesma data, 108 casos ativos e 24 óbitos. A estes juntam-se os 396 casos ativos e 47 óbitos ocorridos em 6 estruturas residenciais para idosos do concelho.