Cuidados Paliativos em debate em Bragança

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) organiza as II Jornadas de Investigação em Cuidados Paliativos, nos dias 17 e 18 de março, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

Cidade de Bragança
Cidade de Bragança. Foto: Rosa Pinto

As Jornadas de Investigação em Cuidados Paliativos da APCP são dirigidas a profissionais das diversas áreas dos cuidados médicos e da saúde, assistência social, cuidadores, estudantes de cursos de licenciatura, docentes e a todos os interessados na área dos Cuidados Paliativos.

O programa das jornadas que são realizadas em Bragança, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico, inclui conferências, sessões plenárias e workshops dirigidos por especialistas que fazem parte da Comissão Científica das jornadas, como Manuel Luís Capelas, Catarina Simões, Cristina Pinto, Sandra Pereira, Mara Freitas, Sandra Neves, Patricia Coelho, Paula Sapeta e Ana Lacerda.

De acordo com o comunicado da APCP, nos quatro workshops previstos vão ser discutidos os temas: ‘Questões éticas processuais em investigação em Cuidados Paliativos’, ‘Prioridades e limitações da investigação em Cuidados Paliativos’, ‘Comunicação de resultados de investigação’ e ‘Disseminação de resultados de investigação em Cuidados Paliativos junto da sociedade civil’.

De entre outros dos temas a serem abordados nas jornadas constam, a espiritualidade, as prioridades na investigação em cuidados paliativos pediátricos, bem como alguns estudos experimentais.

Programa das II Jornadas de Investigação em Cuidados Paliativos