Cultura ucraniana celebrada com concerto “Trigo, a tradição da terra”

Concertos com História celebram em Leiria a cultura ucraniana com “Trigo, a tradição da terra”, no âmbito do Abraç’Artes – Interculturalidade, no dia 2 de março, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes.

Cultura ucraniana celebrada com concerto “Trigo, a tradição da terra”
Cultura ucraniana celebrada com concerto “Trigo, a tradição da terra”. Foto: DR

O ciclo Concertos com História – Interculturalidade, organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA), regressa na próxima sexta-feira para, no âmbito do projeto “Abraç’Artes – Interculturalidade“, celebrar a cultura ucraniana no espetáculo “Trigo, a tradição da terra”.

A iniciativa junta alunos portugueses e ucranianos do OLCA numa partilha cultural de música e dança, que terá lugar no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL), a partir das 21h00 da próxima sexta-feira, dia 2 de março.

Acácio de Sousa, presidente do OLCA destacou que o espetáculo “Ucrânia, Trigo, a tradição da terra”, vai levar estabelecer “a ligação do povo deste país com a natureza e os seus costumes associados à terra, em particular com as atividades agrícolas”.

O espetáculo é uma homenagem à cultura ucraniana, que vai envolver também os pais dos alunos ucranianos do OLCA, subindo estes ao palco para cantar e tocar instrumentos em diversos momentos musicais.

“Estas iniciativas são apenas o ponto de partida para a integração de membros de comunidades estrangeiras que estão presentes em Leiria, através do aprendizado das suas culturas, quer seja por intermédio da música, quer por intermédio da dança”, explicou Acácio de Sousa, e acrescentou: “Neste processo de partilha, os leirienses terão a possibilidade de conhecer aspetos relacionados com a tradição de outros países a partir da sua própria cidade, e assim compreender hábitos e traços característicos das pessoas destes países, além de ficarem a conhecer parte do seu espólio cultural”.

O projeto “Abraç’Artes – Interculturalidade”, está integrado no programa “Incluir com Arte” do OLCA, que tem como objetivo “promover a cooperação e o convívio intercultural através da música e da dança entre alunos de diferentes nacionalidades, assim como o reconhecimento e valorização da diversidade cultural como fonte de oportunidade e aprendizagem para todos.”