Cupula Circus Village – Festival de Circo Contemporâneo torna Arcozelo em Vila Nova de Gaia um centro cultural e social internacional

Cupula Circus Village - Festival de Circo Contemporâneo torna Arcozelo em Vila Nova de Gaia um centro cultural e social internacional
Cupula Circus Village - Festival de Circo Contemporâneo torna Arcozelo em Vila Nova de Gaia um centro cultural e social internacional

O Festival de Circo Contemporâneo, Cupula Circus Village, na sua 7ª edição decorre nos dias 19, 20 e 21 de setembro no Parque de Merendas, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. O festival é produzido e organizado pelo Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), e tem na coprodução a Junta de Freguesia de Arcozelo.

Nesta 7ª edição o festival conta, para além do INAC, com Companhias nacionais e internacionais, como a BlucinQue, da Itália, Leirena, de Portugal, Tant qu’il y a de la vie, de França, Nuvem Voadora de Portugal, e Il Trio Circ, de Itália.

O Cupula Circus Village conta também com um programa de residências artísticas, em que os artistas vão passar uma semana nas instalações do INAC e depois vão adaptar os trabalhos aos diferentes espaços do Festival, sendo eles, floresta e praia.

O INAC vai, este ano, apostar maioritariamente em espetáculos de rua, além da tenda principal. O objetivo é envolver uma maior conexão e intimidade com o público.

Esta primeira vila de circo contemporâneo em Portugal, a Cupula Circus Village apresenta uma rota cultural e turística de dimensão internacional, promovendo encontros transformadores e partilhas únicas entre diferentes públicos e artistas.

A programação é abrangente, variada e totalmente gratuita. O recinto do festival é composto por 3 tendas de circo, espaços exteriores de apresentação, espaços de treino, zona de restauração e ainda uma área de parque de campismo.

Um Festival destinado a pessoas de todas as idades, que contribui para o aumento da diversificação e da qualidade da oferta artística no território nacional através da programação de espetáculos de elevado nível técnico e artístico, dando principal ênfase a criações originais e a artistas emergentes.

Mas o Festival também pretende impactar positivamente a economia local e promover a freguesia de Arcozelo como um Pólo de desenvolvimento cultural e social, oferecendo, uma dinâmica diferente ao quotidiano dos habitantes da região.