Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado para médicos e enfermeiros

Síndromes geriátricas, nutrição, reabilitação motora e cuidados paliativos, no doente Idoso, são alguns dos temas tratados no Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado promovido pelo Centro de Formação em Medicina Interna da SPMI.

Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado para médicos e enfermeiros
Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado para médicos e enfermeiros

O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar curso “Abordagem ao Idoso Institucionalizado”. O curso em formato online decorre nos dias 29 e 30 de outubro de 2021, e é destinado a internos ou especialistas em Medicina Interna, médicos de outras especialidades e internos de Formação Geral e enfermeiros.

Um dos principais objetivos deste curso passa por reconhecer a importância de uma abordagem dirigida, individualizada, sistemática do idoso institucionalizado.

Para Pedro Madeira Marques, Interno de Medicina Interna e um dos moderadores responsáveis pela formação, trata-se de “um dos poucos cursos dirigidos à abordagem dos doentes idosos institucionalizados em Portugal” que fornece “ferramentas diferenciadas, aos profissionais de saúde que trabalhem nestas instituições, focando os problemas específicos e únicos desta faixa etária”.

Fisiologia, síndromes geriátricas e sua gestão, a nutrição e a hidratação do doente institucionalizado, a reabilitação motora, os cuidados paliativos e os cuidados em fim-de-vida, a comunicação com o doente idoso com alterações da cognição e sensoriais são algumas das temáticas que vão ser abordadas ao longo dos dois dias de curso, que tem como moderador João Gorjão Clara, médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, primeiro professor e regente de Geriatria naquela Faculdade.

O curso, com a duração de 14 horas, é composto pelos seguintes módulos:

Alterações fisiológicas do doente idoso e avaliação Geriátrica Global;

Síndromes Geriátricas;

Nutrição no doente Idoso;

Reabilitação motora no doente idoso no ambulatório;

Cuidados Paliativos no Doente Idoso;

Particularidades de Enfermagem no Idoso Frágil e Procedimentos de enfermagem.