Daniel Bastos apresenta ‘Terras de Monte Longo’ na capital do Minho

Historiador Daniel Bastos apresentou, na sexta-feira, 13 de abril, no fórum da FNAC, em Braga, o seu mais recente livro ‘Terras de Monte Longo’. Uma obra que através de fotografias de José de Andrade é um retrato do interior norte do país

Daniel Bastos apresenta ‘Terras de Monte Longo’ na capital do Minho
Daniel Bastos apresenta ‘Terras de Monte Longo’ na capital do Minho. Joaquim Barreto, deputado e presidente da Comissão Permanente de Agricultura e Mar da Assembleia da República, à esquerda, e Daniel Bastos, historiador. Foto: DR

A obra, ‘Terras de Monte Longo’ concebida a partir do espólio de um dos mais aclamados fotógrafos portugueses da sua geração, José de Andrade (1927-2008), fotógrafo de renome internacional, premiado e exposto em vários cantos do mundo, foi apresentada no fórum da FNAC em Braga.

A apresentação da obra, uma edição trilingue traduzida para português, francês e inglês com prefácio do conhecido fotógrafo franco-haitiano que imortalizou a história da emigração portuguesa, Gérald Bloncourt, esteve a cargo do deputado Joaquim Barreto, presidente da Comissão Permanente de Agricultura e Mar da Assembleia da República.

No decurso da sessão de apresentação, o deputado Joaquim Barreto, presidente da Comissão Permanente de Agricultura e Mar da Assembleia da República, enalteceu as raízes do investigador da nova geração de historiadores portugueses à terra onde nasceu e que alimentam o entusiasmo do seu trabalho. Segundo Joaquim Barreto, o novo livro concebido e realizado por Daniel Bastos representa uma valorização da memória coletiva do interior norte de Portugal, preservando um passado de tradições expresso nas suas gentes, cultura, usos e costumes, assim como na ruralidade e genuinidade das suas povoações.

Refira-se que neste novo livro, realizado com o apoio do Centro Português de Fotografia, instituição pública que assegura a conservação, valorização e proteção legal do património fotográfico nacional, o historiador minhoto, cujo percurso tem sido alicerçado das Comunidades Portuguesas, esboça um retrato histórico conciso e ilustrado do interior norte de Portugal em meados dos anos 70.

Através de imagens até aqui inéditas, que José de Andrade captou nessa época em povoados rurais entre o Minho e Trás-os-Montes, o historiador e autor de livros sobre a emigração, aborda as memórias do passado, não muito distante, do Portugal profundo e rural na transição da ditadura para a democracia, um período fundamental da história contemporânea portuguesa, marcado por décadas de carências, isolamento, condições de vida duras e incontáveis episódios de emigração “a salto”.