Daniel Bastos distinguido pelo trabalho literário em prol da emigração portuguesa

Freguesia de Fafe distingue, com Medalha de Mérito na área da Literatura, Daniel Bastos. O escritor e historiador tem dedicado o seu trabalho ao estudo e divulgação da emigração e diáspora portuguesa. Daniel Bastos pública regularmente na TV Europa.

Historiador Daniel Bastos (ao centro), ladeado pelo executivo da Junta de Freguesia de Fafe, no momento em que é agraciado com a Medalha de Mérito na área da Literatura
Historiador Daniel Bastos (ao centro), ladeado pelo executivo da Junta de Freguesia de Fafe, no momento em que é agraciado com a Medalha de Mérito na área da Literatura. Foto: DR

O historiador Daniel Bastos, autor de vários livros sobre História e Emigração, tem vindo, a através das suas obras e de sessões de apresentação, bem como dos seus artigos semanais publicados na TV Europa, dado a conhecer os mais variados aspetos da emigração portuguesa ao longo do tempo, e sobretudo divulgado os grandes valores e obras das Comunidades Portuguesas. Daniel Bastos foi distinguido, neste mês de janeiro, com Medalha de Mérito na área da Literatura pela Junta de Freguesia de Fafe. Um reconhecimento pelo trabalho que ao longo dos últimos anos tem dedicado à Diáspora Portuguesa.

Natural do concelho minhoto, e com uma formação eclética que perpassa as áreas da História, Teologia, Ética e Filosofia Politica, Daniel Bastos já foi distinguido com vários prémios e participou em várias conferências nacionais e internacionais.

Alicerçado no seio da Diáspora e da Lusofonia o percurso de pessoal Daniel Bastos conflui como escritor e historiador, onde se relevam livros como: “O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores” e “Dias de Liberdade em Portugal”. Obras concebidas a partir do espólio do consagrado fotógrafo que imortalizou a Emigração Portuguesa, Gérald Bloncourt.