Daniel Bastos nomeado “Português de Valor 2019”

Daniel Bastos, escritor e historiador, com diversos trabalhos dedicados à emigração portuguesa, uma voz sempre presente na divulgação das comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo, é um dos nomeados "Portugueses de Valor".

Daniel Bastos, Historiador e Escritor
Daniel Bastos, Historiador e Escritor. Foto: DR

Daniel Bastos é um dos nomeados “Portugueses de Valor 2019”. A nomeação, no âmbito da 9.ª edição do prémio “Portugueses de Valor”, destaca os portugueses que se têm distinguido pela sua dedicação no domínio das Comunidades Portugueses no mundo. A iniciativa é organizada pela revista da diáspora Lusopress, um relevante meio de comunicação social da comunidade portuguesa em França.

Na edição de 2019, o escritor, historiador e colaborador da TV Europa, Daniel Bastos, é distinguido pelo seu percurso que tem sido alicerçado no seio da Lusofonia, dando permanente destaque da vida e obra dos mais diversos portugueses e descendentes espalhados pelo mundo, através das suas mais diversas intervenções, em congressos, revistas, em exposições de artistas junto das comunidades, como curador, e sobretudo como permanente valorizador e divulgador da história da emigração portuguesa através de retratos vivos dos seus protagonistas.

A iniciativa, “Portugueses de Valor” que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, demanda valorizar anualmente 100 portugueses que se encontram espalhados pelo mundo, e cujo percurso profissional, pessoal ou associativo se tem destacado em prol das comunidades portuguesas.

Em Faro, nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2019, tem lugar a gala que vai premiar seis portugueses de França, dois do resto do mundo e dois de Portugal, a partir de cem personalidades, que levam o nome de Portugal mais longe, no campo cultural, empresarial, associativo e solidário, e cujas histórias vão ser reunidas no livro “Portugueses de Valor 2019”.