Défice de Vitamina D aumenta com vida moderna

Níveis de vitamina D diminuem devido ao ritmo e modelo de vida moderna que confina crianças, jovens e adultos com mais de 65 anos a espaços fechados e a pouca exposição solar. A Vitamina D é fundamental para várias funções fisiológicas.

Défice de Vitamina D aumenta com vida moderna
Défice de Vitamina D aumenta com vida moderna. Foto: © Rosa Pinto

É, de forma geral, reconhecida a prevalência de défice de vitamina D em Portugal. Ainda que seja um país de sol, a população tem hábitos de vida modernos que resultam na ausência de exposição solar na duração suficiente e nas horas indicadas. Crianças com hábitos de brincar em casa e não no exterior, e uma vida globalmente confinada a edifícios fechados confirmam a tendência, além das alterações nos hábitos alimentares que também têm um impacto negativo nos valores de vitamina D.

Viriato Horta, Médico de Medicina Geral e Familiar, referiu:A vitamina D tem vindo a ganhar importância ao longo do tempo. Primitivamente achávamos que a vitamina D só era importante para a saúde do osso e depois veio-se a verificar que é muito importante para a regulação de várias hormonas e para o bom funcionamento do aparelho cardiovascular, do cérebro e do sistema imunitário. Deste modo a vitamina D saiu do campo restrito da reumatologia e é hoje usada em muitas especialidades médicas.

O Médico intervém num evento de formação para profissionais de saúde, onde é abordado o tema “A Insuficiência de Vitamina D em Portugal e o papel do farmacêutico”. A utilização de vitamina D é obrigatória em todos os bebés durante o primeiro ano de vida, como indicam as recomendações nacionais e internacionais.

As recomendações internacionais sobre a Vitamina D alargam-se a todas as crianças e jovens até aos 18 anos que pertençam a grupos de risco, nomeadamente com obesidade, pele escura ou com indevida exposição solar, ou seja, sem atividade ao ar livre.

Na idade adulta, as pessoas acima dos 65 anos são o principal grupo alvo das recomendações da maioria das especialidades médicas, mas, também neste caso os grupos de risco requerem especial atenção. Nas recomendações de suplementação para os adultos, a osteoporose é a doença que requer de forma genérica mais indicações por parte dos especialistas.

A importância da vitamina D para as várias funções fisiológicas tem vindo a reunir cada vez mais consenso entre os vários profissionais de saúde que reforçam que parece ser cada vez mais relevante o alargamento de suplementação com vitamina D em toda a população.