Dell EMC com novos produtos de media e entretenimento

Dell EMC assume crescimento significativo no mercado de armazenamento para as indústrias de media e entretenimento. Sistemas como o NAS Dell EMC Isilon e o Dell EMC Elastic Cloud Storage (ECS) dão à indústria de media e entretenimento novas capacidades em 4K.

Produtos NAS Dell EMC Isilon
Produtos NAS Dell EMC Isilon. Foto: DR

A Dell EMC anunciou ter atingido na International Broadcasting Convention de 2017 (IBC2017), que se realizou de 14 a 18 de setembro, em Amesterdão, mais um marco no crescimento de clientes, no suporte a parceiros e na demonstração de produtos para media e entretenimento.

Durante a IBC a Dell EMC demonstrou a forma como as soluções de dados não estruturados da ajudam as organizações globais de media e entretenimento a alcançarem novos níveis de performance e eficiência para a criação, gestão e disponibilização de conteúdo de media.

De entre os diversos produtos é de referir o NAS Dell EMC Isilon e o Dell EMC Elastic Cloud Storage (ECS) que foram desenhados para lidarem com um amplo conjunto de fluxos de trabalho muito exigentes de media e entretenimento, incluindo a criação e edição de conteúdo, o streaming e a disponibilização de conteúdo e o seu arquivamento.

De acordo com a Dell EMC, “nos últimos cinco anos, os clientes de media e entretenimento adicionaram mais de 1,5 Exabytes de armazenamento de dados não estruturados a equipamentos Dell EMC para apoiar os seus fluxos de trabalho, equivalente a cerca de 70 milhões de horas, ou 7.985 anos de vídeo em Blu-ray.”

Milhares de organizações de media, entretenimento e tecnologia, e algumas que são responsáveis por alguns dos filmes, têm vindo a transformar as suas operações com recurso a plataformas de armazenamento Dell EMC. Estas plataformas são “simples de utilizar e ajudam a acelerar a criação, a disponibilidade e gestão das bibliotecas de conteúdo de média.”

A Dell EMC esclareceu que a próxima geração dos NAS Isilon, incluindo o Isilon All-Flash, “conferem acesso a uma inovadora performance em 4K não comprimido, criação de realidade virtual e disponibilização de conteúdo para multiplataforma”. Caraterísticas “que respondem às necessidades quotidianas dos clientes de conteúdos e apoiam os clientes na forma como lidam com a próxima geração de fluxos de trabalho de conteúdos.”

Com o Dell EMC ECS, os clientes podem proteger os filmes não comprimidos e o conteúdo arquivado numa solução global de cloud distribuída segura e eficiente com um custo até 48% inferior aos mais populares serviços de clouds públicas, esclareceu em comunicado a Dell EMC.

Will Harris, gestor da Autodesk para a família de produtos Flame, referiu que o “software Flame com os nós Isilon All-Flash da família Isilon tornam o VFX em tempo real e a composição em 4K e para além do 4K uma realidade”. Will Harris referiu ainda: “Estamos muito entusiasmados por nos juntarmos à Dell EMC no IBC deste ano para darmos a conhecer as nossas soluções combinadas para artistas, animadores e editores, soluções que possibilitam a criação de conteúdo de alto desempenho com proteção, escalabilidade e resiliência de classe empresarial”.

As empresas de transmissão, fornecedores de conteúdo e de produção de multimédia constituem 26% do total dos clientes. A Dell EMC tem ainda “um robusto ecossistema de parceiros na indústria, com parceiros especialmente dedicados a media e entretenimento.”

Thomas Burns, CTO Media and Entertainment na Dell EMC, referiu citado em comunicado que “a Dell EMC tem profundas raízes em media e no entretenimento, e essa experiência está traduzida na contínua inovação: como é o caso do armazenamento Isilon All-Flash que oferece níveis ímpares de desempenho, de capacidade de escala e de densidade.”

A Dell EMC, a Adobe, a Autodesk e a Dalet discutiram na IBC2017 soluções para disponibilidade de conteúdo em vários ecrãs, edição de 4K não comprimido, edição em tempo real e criação de RV 3D, bem como a gestão de ativos de media.