Desinfetantes para as mãos podem ser perigosos para a saúde

Desinfetantes para as mãos, à base de álcool, são importantes para a proteção de doenças infeciosas, como a COVID-19 e outras. A FDA enumera conselhos sobre o uso correto do desinfetante e os perigos para a saúde ou morte, em caso de mau uso.

Desinfetantes para as mãos podem ser perigosos para a saúde.
Desinfetantes para as mãos podem ser perigosos para a saúde. Foto: Rosa Pinto

Para ajudar a impedir a propagação da COVID-19 e de outras doenças infeciosas a lavagem frequente das mãos com água e sabão durante 20 segundos tem vindo a ser recomendado. Uma recomendação muito visível com a pandemia de COVID-19.

Os serviços de saúde, nomeadamente os Centros de Controle e Prevenção de Doenças indicam que depois de ir à casa de banheiro (WC), antes de comer e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz deverá proceder à lavagem das mãos com água e sabão e se estes não estiverem disponíveis é recomendado o uso de desinfetantes para as mãos à base de álcool, com pelo menos 60% de álcool.

Uma forma correta de uso do desinfetante para as mãos é colocar um pouco deste em ambas as mãos e esfregar, certificando-se de passar entre os dedos e nas costas das mãos. Não limpar ou enxaguar o desinfetante das mãos antes de secar. Não usar o desinfetante para as mãos se as mãos estiverem visivelmente sujas ou gordurosas, neste caso deverá lavar as mãos com água e sabão.

A agência norte-americana do medicamento, a Food and Drug Administration (FDA), lembra que os desinfetantes para as mãos são regulamentados como medicamentos de venda livre, ou seja, sem receita médica, pelo que antes de usar os desinfetantes para as mãos à base de álcool, deverá ler e seguir as informações do rótulo e principalmente a seção de advertências.

A FDA lembra que o desinfetante para as mãos deverá estar fora do alcance de animais de estimação e das crianças. O uso do desinfetante pelas crianças só deverá ser feito apenas com a supervisão de um adulto. Deverá entrar em contacto imediato com o SNS 24 se tiver uma reação grave ao desinfetante para as mãos.

Devem ser consideradas as seguintes preocupações de segurança:

Manter o desinfetante para as mãos longe dos olhos.

Usar o desinfetante para as mãos numa área bem ventilada.

Supervisionar o uso do desinfetante para as mãos pelas crianças.

Não beber desinfetante para as mãos. Isso é particularmente importante no caso de crianças pequenas, que podem ser atraídas pelo cheiro agradável ou pelos frascos coloridos de desinfetante para as mãos. Beber mesmo uma pequena quantidade de desinfetante para as mãos pode causar envenenamento por álcool em crianças. Mas não há necessidade de preocupação se as crianças colocarem as mãos na boca depois de usar o desinfetante.

Ter cuidado especial com desinfetantes para as mãos à base de álcool que são embalados em recipientes que podem parecer alimentos ou bebidas e aqueles que contêm sabores ou fragrâncias de alimentos. Foram encontrados no mercado desinfetantes para as mãos que contêm sabores ou fragrâncias de alimentos, como chocolate ou framboesa. Comer ou beber esses produtos pode provocar danos graves à saúde e mesmo a morte.

Não usar os desinfetantes para as mãos à base de álcool em seus animais de estimação e não permitir que os animais os engulam. Se o animal de estimação engolir o desinfetante deve ser comunicado de imediata a um veterinário.

O desinfetante para as mãos é inflamável pelo que deve ser mantido o desinfetante para as mãos longe do calor e das chamas. Ao usar desinfetante para as mãos, esfregue as mãos até que estejam completamente secas antes de realizar atividades que possam envolver calor, faíscas, eletricidade estática ou chamas abertas.

A FDA divulgou que descobriu sérias preocupações de segurança com alguns desinfetantes que:

Estão contaminados com tipos de álcool potencialmente tóxicos.

Não contém ingrediente ativo suficiente (álcool etílico ou álcool isopropílico).

Possuem rótulos contendo declarações falsas, enganosas ou não comprovadas.