Dez PME portuguesas ganham 500 mil euros do Horizonte 2020 da Comissão Europeia

Dez PME portuguesas estão entre as 194, de 28 países, que foram distinguidas com um apoio de 50 mil euros, cada, pelo Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, da Comissão Europeia.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação
Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia divulgou a lista das 194 PME, de 28 países, que foram selecionadas na 1.ª Fase do Instrumento PME, do Programa de Investigação Horizonte 2020. Da lista constam dez PME portuguesas que irão receber 50 mil euros cada. No total o investimento nas PME portuguesas é de 500 mil euros, e a nível geral de 9,8 milhões euros.

Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo Instrumento PME do Horizonte 2020, referiu que “os resultados confirmam que este instrumento é, assumidamente, a melhor porta de entrada para as PME no Programa Horizonte 2020 e reflete o apoio deste Programa a Portugal.”

As dez PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020 são:

A Cyblix Unipessoal Lda, de Marinhais, com o projeto de sistema assistido por realidade aumentada para a gestão de infraestruturas de infraestruturas de serviços públicos.

A Farmácia Saúde Lda, da Figueira da Foz, com uma plataforma para avaliar a evolução clínica do doente face à medicação prescrita.

A Meshporto, Lda, do Porto, com o projeto que permite aos clientes encomendar diretamente de casa ou das mesas de um restaurante diretamente a partir de um telefone.

A Pavnext – Technological Pavements, Lda, de Coimbra, com o projeto de um sistema de redução automática de velocidade para maior segurança rodoviária em cidades mais inteligentes.

A Probe.ly – Soluções de Ciberssegurança, de Custóias, com uma aplicação Web que automatiza a procura de vulnerabilidades na Internet, reduzindo os custos deste serviço.

A TWEVO, Lda, de Coimbra, que desenvolveu um modem sem fios para as comunicações de drones que permite uma conectividade em tempo real mais segura e a maior distância.

A METAICG Innovation Consulting Group, Lda, de Castelo Branco, com a tecnologia SENSEI que permite otimizar o comércio a retalho com informações em tempo real sobre a atividade dos clientes.

A BERD PROJECTO, Investigação e Engenharia de Pontes S.A., de Matosinhos, com o projeto de um sistema telescópico de lançamento rápido para o restabelecimento de pontes.

A EAGROOP, Lda., de Óbidos, que apresenta um sistema integrado e inovador de sensores dos campos que constitui um instrumento para as produções agrícolas reduzirem os custos de produção e o desperdício de água.

A Follow Inspiration, do Fundão, com um projeto de sistema robótico autónomo e autodirigível para melhorar a mobilidade e a integração dos indivíduos, criando uma sociedade mais acessível e igual para todos.

Instrumento PME do Horizonte 2020
Instrumento PME do Horizonte 2020. © UE

Carlos Moedas indicou que “no espaço de três anos, a Fase 1 do Instrumento PME já financiou 75 PME portuguesas inovadoras”, o que no seu entender deve ser, também, “um desafio para outras PME portuguesas arriscarem e concorrerem a este instrumento que oferece grandes oportunidades.”

O Instrumento PME, na fase 1, apoia cada projeto com 50 mil euros de forma a financiar uma prova de conceito e um estudo de viabilidade. As empresas beneficiam ainda de três dias formação empresarial (coaching) e serviços gratuitos de aceleração empresarial.

Desde o lançamento do programa, a 1 de janeiro de 2014, foram selecionadas 2.616 PME para financiamento ao abrigo da Fase 1 do Instrumento PME, destas 75 portuguesas. A próxima data-limite para candidaturas à Fase 1 do Instrumento PME é 8 de fevereiro de 2018.