DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones

DHL Express e a Ehang na China inovavam no setor da logística com recurso a drones para entregas de encomendas nas áreas urbanas. A solução inclui carregamento, transporte e descarregamento totalmente autónomos.

DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones
DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones. Foto: DR

A DHL Express, especializada no transporte expresso internacional, e a EHang, especializada em veículos aéreos inteligentes, acabam de estabelecer uma parceria estratégica para lançar uma solução de entregas nas zonas urbanas na China com recurso a drones.

A solução, que é totalmente automatizada e inteligente, e tecnologicamente avançada, torna a DHL na primeira empresa de transporte expresso internacional a disponibilizar este serviço na China, e estabelece um novo marco em soluções inovadoras e inteligentes com maior automatização do mercado.

Wu Dongming, CEO da DHL Express China, referiu: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a EHang que estabelece um marco de inovação com esta nova solução de logística de drones totalmente automatizada e inteligente, que combina a força da maior empresa de transporte expresso do mundo com uma das principais empresas de VANT do mundo”.

“Este é um momento emocionante para o setor de logística, com o crescimento contínuo da economia chinesa e do comércio transfronteiriço, particularmente no sul da China e na região da Greater Bay Area, que recebe cada vez mais PMEs e startups. Isto significa que há um enorme volume de necessidades logísticas, o que, por sua vez, cria novas oportunidades para implementar soluções inovadoras que podem impulsionar continuamente o crescimento com maior eficiência, sustentabilidade e menor custo”, acrescentou o responsável da DHL Express China.

A nova rota personalizada, criada exclusivamente para um cliente da DHL, cobre uma distância de aproximadamente oito quilómetros entre as instalações do cliente e o centro de serviços da DHL em Liaobu, Dongguan, província de Guangdong. Através do recurso ao avançado Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) da recém-lançada série Falcon da EHang, com o mais alto nível de inteligência, automação, segurança e fiabilidade, a nova solução inteligente de drone ultrapassa as complexas condições das estradas e o habitual congestionamento das áreas urbanas. A redução do tempo de entregas via unidirecional de 40 minutos para apenas oito minutos possibilita uma poupança até 80% nos custos por envio, bem como a redução do consumo de energia e pegada de carbono em comparação com o transporte rodoviário.

Hu Huhihi, fundador e CEO da EHang, referiu: “Em conjunto com a DHL, estamos muito satisfeitos por trazer a primeira rota de serviço de entrega de drones para a China em Guangzhou. É um marco de um novo começo na construção de logística aérea para cidades inteligentes. Aproveitando o lançamento de hoje, esperamos que a entrega por drones como uma solução logística inovadora seja expandida e implementada em mais áreas, e esperamos trabalhar com a DHL na construção do ecossistema para um sistema de transporte aéreo urbano multidimensional.”

DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones
DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones. Foto: DR

Com oito hélices nos quatro braços, os drones EHang Falcon, são projetados com vários sistemas redundantes para backup completo e módulos para controlo de voos inteligentes e seguros. As características de alto desempenho dos drones incluem descolagem e aterragem vertical, GPS de máxima precisão e identificação visual, planeamento inteligente da trajetória de voo, totalmente automatizado e conexão e programação da rede em tempo real.

Os drones podem transportar até 5 kg de carga por voo, descolam e aterram em gares inteligentes que foram desenvolvidos especificamente para o carregamento e o descarregamento totalmente autónomo do envio. As gares inteligentes conectam-se facilmente a processos automatizados, incluindo triagem, digitalização e armazenamento de correio expresso, e apresentam funções de alta tecnologia, como reconhecimento facial e digitalização de identidade.

DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones
DHL Express inicia serviço de entrega de encomendas com drones. Foto: DR

A solução de entregas através de drones vai aumentar as capacidades de DHL e vai criar uma nova experiência do cliente no setor de logística, abrindo ainda mais oportunidades para um crescimento sustentável e maior contribuição económica.

Devido ao crescente destaque das operações comerciais e entregas na China, a utilização de drones em serviços de transporte expresso oferece uma solução inovadora para responder à crescente exigência por envios sensíveis ao fator tempo, particularmente nas entregas de last mile em áreas urbanas.

Com base neste primeiro lançamento de uma solução de distribuição totalmente automatizada e inteligente, a DHL indicou que vai continuar a identificar novas rotas a implementar para clientes que necessitem de serviços personalizados e soluções logísticas, um trabalho que é feito em estreita colaboração com a EHang de forma a criar, num futuro próximo, uma segunda geração de drones que melhore ainda mais a capacidade e alcance nos envios expresso operados por drones.