Dia da Europa: Um projeto de paz que perdura há sete décadas

A integração europeia trouxe, até agora, um dos mais longos períodos de paz à Europa. Paz, solidariedade e avanços na inovação são relevados pelo Ministro da Defesa Nacional, João Cravinho, numa mensagem que assinala o Dia da Europa.

Dia da Europa: Um projeto de paz que perdura há sete décadas
Dia da Europa: Um projeto de paz que perdura há sete décadas. João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional. Foto: DR

Entre diversos outros fatores que a integração europeia tem proporcionado aos europeus, e mesmo ao mundo, está a paz mantida ao longo dos últimos 70 anos, relevou João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, na sua mensagem para assinalar o Dia da Europa, hoje, 5 de maio.

No dia em que se celebra o Dia da Europa, João Cravinho refere: “Este é um momento em que devemos saber manter os avanços históricos da defesa europeia nos últimos anos”.

O ministro lembra que “a crise sanitária e o seu enorme custo económico é um teste para todos nós, para as nossas instituições democráticas e para a nossa solidariedade como europeus”, e que todo o investimento na defesa europeia deve ser, por isso, “mais racional e sustentável, por ser partilhado com os nossos parceiros”. Um investimento que continue a promover “a inovação, a indústria e a criação de emprego qualificado”.

Para que a Europa possa estar na vanguarda da tecnologia e da inovação, João Cravinho considera passar pelo investimento na defesa e pelo reforço das instituições democráticas, e nesse sentido “Portugal continuará plenamente empenhado nestes dois objetivos”.

O ministro lembra que Portugal participa atualmente em 25 projetos europeus de defesa, e lidera dois dos projetos, “investindo em respostas conjuntas e mais eficazes, face aos desafios da gestão do nosso mar ou da nossa ciberdefesa ou perante os contextos de calamidade e emergência – realidades que todos entendemos como prioritárias no mundo atual”.