Dia da Internet mais Segura com alerta para Direitos Humanos online

No dia 5 de fevereiro assinala-se o Dia da Internet mais Segura 2019, este ano dedicado aos temas Direitos Humanos online e à tolerância na Web e na criação de conteúdos.

Dia da Internet mais Segura com alerta para Direitos Humanos online
Dia da Internet mais Segura com alerta para Direitos Humanos online. Foto: © Rosa Pinto

Cerca de 140 países assinalam o Dia da Internet mais Segura 2019, a 5 de fevereiro. Em Portugal, os Direitos Humanos online e os novos desafios para criar conteúdos na Internet são o tema das comemorações num evento aberto ao público no Funchal, na Reitoria da Universidade da Madeira, das 9h às 13h.

Os Direitos Humanos são importantes também no mundo digital, e baseiam-se no princípio fundamental da liberdade de expressão. A utilização das novas plataformas sociais potencia o exercício dessa liberdade, que, aliada ao anonimato, pode contribuir para informar e entreter, mas também para dar espaço a fenómenos como o discurso de ódio online.

O tema foi já abordado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, que expressou a sua preocupação com a proliferação do discurso de ódio, afirmando que “Vemos a intolerância a espalhar-se à velocidade da luz pela internet”.

Na Madeira, o tema é abordado por Sabrina Vorbau, coordenadora do projeto europeu SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness). Um projeto que pretende combater a utilização do “Discurso de Ódio” no meio digital; por Matia Losego, formador e ativista online; e por criadores de conteúdos web como o Rapper Malabá, o Youtuber SKILO e os atores que integram peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0”.

No encontro no Funchal participam especialistas, atores sociais e parceiros do Consórcio do Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Em 2019, o Consórcio passou a integrar também a APAV — Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que assumiu a gestão da Linha Internet Segura e da Linha Alerta, colocando a sua experiência no apoio às vítimas ao serviço da segurança online.

Durante o evento, são entregues os Prémios “Selos Segurança Digital”, que certificam as Escolas e Agrupamentos no âmbito da melhoria da segurança digital, e os prémios “Desafios SeguraNet”, que distinguem Escolas do ensino básico que respondem a vários desafios lançados ao longo do ano letivo sobre temas ligados à cidadania digital. Serão também conhecidos os vencedores do Passatempo “#joveMaiseguronanet”, que desafiou jovens a criarem cartazes originais que alertam para o uso responsável da internet.

O evento tem uma parte dedicada ao público mais jovem, que decorre na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, da Madeira. Na escola, será apresentada a peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0” encenada pelos atores Pedro Górgia, Alexandre da Silva e Tiago Aldeia.

Ainda no âmbito do Dia da Internet mais Segura 2019, no dia 14 de fevereiro será lançada a série “Zig Zaga na Net”, um projeto de 30 episódios de conteúdo áudio sobre cidadania digital que será emitido na Rádio Online ZigZag. Trata-se de uma nova ferramenta produzida pelo Centro de Sensibilização CIS|FCT e o SeguraNet da Direção-Geral da Educação em parceria com a Rádio Online ZigZag – Antena 1-RTP.