Dia da língua portuguesa

Assinala-se hoje, 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP. O português é a quarta língua materna mais falada no mundo, com 261 milhões de falantes. Uma língua global presente em todos os continentes.

Dia da língua portuguesa
Dia da língua portuguesa. Foto: DR

A língua portuguesa falada por mais de 261 milhões de pessoas é considerada a quarta língua materna mais falada no mundo. É das línguas com maior número de falantes que apresenta uma maior crescimento, e que de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, em 2050 deve atingir mais de 395 milhões, e em 2100 serão mais de 520 milhões os falantes nativos do português.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é assina-se hoje, 5 de maio, em todo o mundo, com destaque o encontro, nos jardins da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, da comunidade educativa de língua portuguesa.

O encontro, que é promovido pelas Missões Permanentes dos países da CPLP junto das Nações Unidas e pelos Consulados Gerais do Brasil e de Portugal em Nova Iorque e de Portugal em Newark, com base numa iniciativa da Coordenação do Ensino EUA do instituto Camões, inclui performances das escolas, narração de contos tradicionais, mesa redonda com escritores, uma pequena feira do livro, performance teatral e performances musicais.

Um evento onde participam falantes de português onusianos e das comunidades angolana, brasileira, cabo-verdiana, guineenses, lusa, moçambicana, são-tomense, timorense e muitos outros interessados em participar.

No programa consta também que é assinalado o 20º aniversário da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago, e intervenções institucionais por representantes presentes no encontro.

O português é atualmente uma língua de trabalho em várias organizações internacionais, assumindo um valor geoestratégico, social, cultural, científico e económico.