Dia de Portugal comemorado por todo o mundo

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado pelos portugueses nas mais diversas partes do mundo. Membros do Governo assinalam o Dia junto das comunidades. Presidente da Republica inicia as celebrações na África do Sul.

Dia de Portugal comemorado por todo o mundo
Dia de Portugal comemorado por todo o mundo. Foto: © Rosa Pinto

Em todo o mundo estão previstas largas centenas de atividades para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Às comemorações juntam-se duas dezenas de membros do Governo para um contacto direto com as comunidades lusófonas.

O Governo divulgou o consulado virtual como marco para facilitar a vida dos portugueses que vivem fora do país, no acesso a diversos serviços, no dia em que arranca oficialmente a comemoração com presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na África do Sul.

Na África do Sul, junto de uma das maiores comunidades da diáspora, onde estima-se que mais de 300 mil portugueses e lusodescendentes residam, também marcam presença o Primeiro-Ministro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, a Ministra da Defesa Nacional e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Mas para além da África do Sul o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, irá permanecer no continente africano para celebrar, com a comunidade portuguesa na Namíbia, a cultura e a língua portuguesa e a portugalidade, como forças inspiradoras e de projeção de Portugal no mundo.

Em Moçambique vai estar o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em Cabo Verde, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, em Angola a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e em São Tomé e Príncipe, a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes. Países de Língua Portuguesa.

Em Macau, no continente asiático, mas onde a língua portuguesa é uma das línguas oficiais, irá estar o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas e na Austrália marcará presença o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

Para o continente americano irão assinalar o Dia de Portugal sete membros do Governo. A norte, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, irá estar junto dos portugueses e lusodescendentes residentes no Canadá, nos Estados Unidos da América, em São Francisco, junto de uma expressiva comunidade portuguesa, estará o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e em junto da comunidade em Newark, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Na Venezuela, na América Latina, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, irá estar com a extensa comunidade portuguesa residente no país, e na Argentina, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

No Brasil, o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, e na Colômbia, o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.

Na Europa, e começando por Espanha, irá estar o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na França, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na Bélgica estará o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargoe, no Luxemburgo, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, e na Suíça o Secretário de Estado da Educação, António Leite.

Em Portugal, o Dia 10 de junho é celebrado no Peso da Régua, onde as comemorações serão presididas pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.