Dia de Portugal em Cabo Verde e em muitos outros países

Dia de Portugal, a 10 de junho, é celebrado em vários países. Presidente da Republica, Primeiro-Ministro, e Ministros da Defesa e da Educação em Cabo Verde e Ministra da Cultura na China. Outros governantes vão estar noutros países.

Dia de Portugal em Cabo Verde e em muitos outros países
Dia de Portugal em Cabo Verde e em muitos outros países. Foto: © Rosa Pinto

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas leva Presidente da República, Ministros e Secretários de Estado a deslocarem-se a vários países para comemorar o 10 de junho junto com as comunidades portuguesas, nesses países. Uma presença que tem como objetivo reconhecer o papel fundamental da diáspora na afirmação de Portugal no mundo.

Durante as deslocações os membros do Governo não só participam nas celebrações das Comunidades Portuguesas, como aproveitam para manter contactos oficiais com as autoridades dos países visitados.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, descocam-se a Cabo-Verde para participar nas comemorações do 10 de junho. Em Cabo Verde vai também estar o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

As comemorações do Dia de Portugal em Cabo Verde incluem no 10 de junho, ao fim do dia, um encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com a Comunidade portuguesa, na Escola Portuguesa da cidade da Praia.

No dia 11 de junho, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, deslocam-se à Ilha de São Vicente, onde o programa inclui uma visita a uma exposição de arte africana e um encontro com jovens desportistas. Nesta visita está também presente o jogador Eliseu, da Seleção Campeã da Europa de Futebol em 2016.

Na tarde do dia 11 de junho, na Praça Amílcar Cabral, tem lugar um desfile das tropas de Cabo Verde, integrando uma representação das Forças Armadas de Portugal, e as celebrações terminam com um encontro com a Comunidade portuguesa residente nesta ilha.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, participaram na Festa do Dia Nacional no Luxemburgo, que se realizou no dia 6 junho, no auditório Cercle Cité.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, desloca-se a Pequim, no âmbito do Festival Cultura Portuguesa na China, onde se vai decorrer um concerto pela Orquestra Sinfónica Nacional da China, dirigida pela maestrina Joana Carneiro e com atuação da soprano Elisabete de Matos (Beijing Concert Hall, 19h00). No programa das comemorações estão também previstas as exibições de filmes sobre Portugal e o referido Festival. Ainda nesse dia, a Ministra inaugura na Biblioteca Nacional de Pequim a exposição Histórias da Torre do Tombo/Chapas Sínicas.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai no dia 10 de junho, a Itália, participar numa receção na residência oficial, que incluirá um concerto de Luísa Sobral.

No dia 13 de junho, Manuel Heitor vai estar presente na receção oficial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, promovida pela Embaixada de Portugal em Bruxelas, REPER e DELNATO, a realizar nas instalações da Câmara da Cidade (Hôtel de Ville, Grand Place) com presença de autoridades civis e militares belgas, membros do corpo diplomático, membros das instituições europeias, da sociedade civil belga e portuguesa e representantes da Comunidade Portuguesa.

No dia 14, o Ministro vai assistir ao concerto de Encerramento da Festa Nacional de Portugal, a realizar nas instalações da Câmara da Cidade de Bruxelas (Hôtel de Ville, Grand Place), promovido pela Federação das Associações Portuguesas na Bélgica. Trata-se de um evento de promoção da cultura portuguesa que decorre ao fim da tarde (19h00).

O Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Sobrinho Teixeira, estará nos dias 7 e 8 em Cenon, Bordéus, e no dia 9 em Bruxelas com as comunidades científicas e académicas.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, vai deslocar-se a Manchester, no dia 10 de Junho, na receção às comunidades oferecida pelo cônsul geral, que decorrerá entre as 16h30 e as 18h30. No dia seguinte, a 11 de Junho, Marta Temido desloca-se a Londres para participar na receção oferecida pelo Embaixador, na Residência do Embaixador, a ter lugar entre as 18h30 e 20h30.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação vai visitar a Suíça marcando presença em Zurique, no dia 10, na receção oferecida pelo Cônsul-Geral entre as 17h00 e as 21h00. Pedro Nuno Santos participa, também, no dia 11, na receção oferecida na Residência do Embaixador, às autoridades suíças federais, cantonais e municipais, ao corpo diplomático e a diversos representantes da comunidade portuguesa, das 17h30 às 20h00.

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, que participa na receção oficial de Comemoração do Dia de Portugal, em Maputo, no dia 11, coorganizada com o Consulado-Geral em Maputo e com a Comissão de Eventos da Comunidade Portuguesa, no Hotel Montebelo Indy.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai estar em França nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Cenon, Bordéus, Toulose e Pontault-Combault (Paris) onde vai participar em iniciativas organizadas por associações franco-portuguesas para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No Canadá, em Toronto, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, vai participar, no dia 9, na Parada do Dia de Portugal e na Homenagem aos Voluntários e, no dia 10, pelas 18h30, na receção oferecida na Câmara Municipal de Toronto.

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, desloca-se à África do Sul nos dias 8, 9 e 10, para participar em variadas atividades em Joanesburgo, dias 8 e 9, e em Pretória, no dia 10, incluindo uma receção na Embaixada de Portugal por ocasião do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades portuguesas, no dia 10 de junho, pelas 12h30.

No Brasil, Rio de Janeiro, estará a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, onde no dia 9, se realizará uma cerimónia com início às 16h00 que fará parte da programação do Portugal 360 na Cidade das Artes, com apontamentos musicais e desfile de trajes.