Dia de Portugal leva Marcelo à ‘Somos Nós’

Na ‘Somos Nós’, uma IPSS, no Porto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou nas atividades com os jovens, marcando o Dia de Portugal como o dia de todos os portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa visita 'Somos Nós'
Marcelo Rebelo de Sousa visita 'Somos Nós', no Porto. Foto: Rosa Pinto

O Dia de Portugal é uma celebração de todos e com todos, assim demonstrou o Presidente da República que no dia 9 de junho passou parte de tarde em convívio com os utentes da ‘Somos Nós’, uma IPSS no Porto que foi constituída em 2006, por iniciativa de pais e amigos de jovens adultos portadores de deficiência mental.

A Associação ‘Somos Nós’ proporciona aos jovens adultos ‘menos eficientes’ um processo de formação global para “o desenvolvimento da sua autonomia nas diversas vertentes, nomeadamente de convivência, sociabilização, atividades funcionais e integração na comunidade.”

O Presidente da Republica percorreu as instalações da ‘Somos Nós’, assistiu e participou em atividades com os jovens e promoveu diversas fotografias em conjunto.

Foram vários os pontos de grande impacto desta visita de convívio. Destacam-se a sessão sobre ‘treino do euro’, em que o pretexto era desenvolver capacidades para o uso de dinheiro em compras, a aula de culinária, o jogo com matraquilhos e a plantação de uma árvore.

Na aula de culinária o Presidente apreciou os bolos e o sumo feito pelos jovens. Rui Moreira também provou os bolos, mas nos matraquilhos Marcelo não teve outros políticos a disputar o jogo, que só terminou quando as equipas empataram, tornando-se ambas vencedoras.

O Presidente disse aos jovens que quando foi ali tinha um desejo mas não sabia se poderia ser satisfeito. Os jovens deram uma lembrança num embrulho e antes de abrir o Presidente disse, “sabem o que eu gostava de receber era uma camisola igual à vossa com o meu nome”, e assim foi, Marcelo recebeu a camisola com o seu nome. Agora todos iguais tiraram a fotografia de grupo, ao mesmo tempo que diziam ‘Somos Nós’.

No final da plantação da árvore ouviram-se vozes gritando: ‘Marcelo, Marcelo’. Eram crianças do Jardim de Infância, do Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Marcelo e as crianças aproximaram-se o mais que puderam da vedação que os separava, e trocaram beijos e abraços, e mesmo assim houve fotografias. Momentos que as imagens dão testemunho.