Dia Europeu das Línguas: A Europa no Jardim do Campo Grande em Lisboa

No dia 28 de setembro, das 14h00 às 19h00, no Jardim do Campo Grande, em Lisboa, é assinalado o Dia Europeu das Línguas com diversas atividades culturais. O evento, de participação livre, é organizado pela EUNIC Portugal.

Dia Europeu das Línguas: A Europa no Jardim do Campo Grande em Lisboa
Dia Europeu das Línguas: A Europa no Jardim do Campo Grande em Lisboa. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

O Dia Europeu das Línguas é assinalado em Lisboa com um programa cultural diversificado e com atividades para toda a família. O evento decorre das 14h00 às 19h00 na zona norte do Jardim do Campo Grande, junto ao lago e ao edifício Caleidoscópio.

O evento de participação livre permite contactar com línguas e culturas de diferentes países europeus, participar em mini-conversas (speak dating) de 5 minutos nas línguas da sua escolha, testar os seus conhecimentos linguísticos, assistir e/ou participar em jogos, danças para adultos e crianças e assistir a representações teatrais.

Os visitantes mais pequenos podem, ainda, explorar as línguas europeias através de diversas atividades criativas, desde os jogos, o teatro, a narração de histórias e a leitura de contos em língua estrangeira.

Entre outras atividades, a possibilidade de jogar a versão finlandesa do jogo da malha, assistir a uma representação teatral multilingue de uma cena da obra “Romeu e Julieta”, ver a exibição cénica “Os 100 gestos da língua italiana”, assistir a música coral ou visitar exposições croatas e polacas.

Neste evento organizado pela EUNIC Portugal, com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, há ainda a possibilidade dos participantes contactarem com 14 línguas europeias: alemão, checo, croata, espanhol, finlandês, francês, georgiano, grego, italiano, inglês, irlandês, polaco, português e romeno e ainda com a língua gestual portuguesa, com a participação no “speak dating” de professores da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

O ano de 2019 é, além disso, o Ano Internacional das Línguas Indígenas, promovido pela ONU. Com mais de 200 línguas autóctones na Europa e 6000 a 7000 línguas faladas em todo o mundo, o Dia Europeu das Línguas visa também chamar a atenção para os muitos benefícios da aprendizagem de idiomas e da preservação das línguas minoritárias.