Dia Europeu das Línguas no Jardim da Estrela

Em 24 de setembro celebra-se a diversidade linguística e cultural europeia. O Jardim da Estrela em Lisboa vai, no Dia Europeu das Línguas, encher-se de diversas atividades culturais oriundas de vários países europeus.

Dia Europeu das Línguas no Jardim da Estrela
Dia Europeu das Línguas no Jardim da Estrela. Foto: Rosa Pinto

Conversas em nove línguas diferentes com uma duração de 5 minutos (speak dating), leitura de contos e poesia, teatro de marionetas, concertos, jogos, oficina de culinária, entre outras atividades, ocorrem no Jardim da Estrela, em Lisboa, no Dia Europeu das Línguas, a 24 de setembro, entre as 14h00 e as 19h30.

Um vasto programa cultural, com atividades dedicadas a toda a família, e de entrada e participação gratuita. A iniciativa para comemorar o Dia Europeu das Línguas vai dar a possibilidade de experienciar línguas e culturas de diferentes países, e no caso de participar no speak dating habilita-se também a um sorteio de um curso de línguas.

O Dia Europeu das Línguas, que este ano conta com os institutos culturais e embaixadas da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Geórgia (país convidado), Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia, é organizado pela rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC, sigla do inglês) e apoiado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Junta de Freguesia da Estrela e a Câmara Municipal de Lisboa.

O Goethe-Institut da Alemanha vai propor um jogo gigante, cobrindo parte do Jardim da Estrela, em que os peões são os próprios jogadores. Um jogo para descobrir a Alemanha. Para todas as idades, e para quem já sabe três palavras em Alemão, ou para quem não sabe nenhuma! Cada ronda tem uma duração de aproximadamente 30 minutos e há prémios para os vencedores.

Em representação da Embaixada da Áustria, a acordeonista Inês Vaz vai interpretar um repertório de Mozart, Schubert e Strauss, enquanto o Instituto Cervantes de Espanha anima uma oficina de dança latina e o Institut Français du Portugal traz leituras bilingues para crianças.

O Instituto Ibero-Americano da Finlândia organiza a oficina de desenho ‘Olha para estas bandeiras!’ realizada pela ilustradora Filipa Pontes, que propõe explorar as diferenças entre a bandeira de Portugal e da Finlândia. A Embaixada da Geórgia, que é o país convidado de 2016, apresenta ‘Palavras pintadas’, pintura ao vivo que se baseia na caligrafia georgiana.

A Embaixada da Grécia vai trazer jogos de tabuleiro tradicionais e um excerto de ‘Antígona’ de Sófocles pela Companhia Teatro Maizum. Entre as 17h00 e as 18h00, o Instituto Italiano de Cultura propõe uma viagem em língua italiana entre poesia e narrativa com a leitura teatralizada ‘Italia Mia’, interpretada pela atriz Io Apolloni. O Instituto Camões recupera o teatro tradicional português de marionetas – o Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos – com 5 sessões das peças ‘A Tourada’ e ‘O Barbeiro’ pela Mãozorra Associação Cultural, com a duração aproximada de 20 a 30 minutos.

O British Council irá animar uma leitura de contos de Roald Dahl a propósito da celebração, a 13 de setembro, do 100.º aniversário do nascimento deste famoso autor britânico, mas também de outros autores como, por exemplo, Julia Donaldson, e a Embaixada da República Checa propõe um ensaio público de canto coral com um repertório em torno da canção popular checa. O coro, composto pelos participantes do evento, será dirigido pela Maestrina Viktoriya Hakman.

Por último, mas não menos importante, indica a EUNIC Portugal, o Instituto Cultural Romeno dinamiza oficinas de culinária na Casa do Jardim, nas quais Graţiela Andrei ensina as crianças a vestirem ‘O homem-bolacha à moda da Roménia’.